O universo do poker brasileiro tem ganho destaque mundialmente, com jogadores que conquistaram feitos muito importantes e elevados prêmios monetários, tanto no mundo online como nos torneios tradicionais.
Alguns profissionais brasileiros deste esporte da mente, como Felipe “Mojave” Ramos, Pedro Padilha e Philipe Pizzari, têm levado o país a patamares de excelência na modalidade. Ambos contribuíram para o crescimento da popularidade do jogo a nível global mas, especialmente online, onde em conjunto com os operadores trouxeram mais pessoas para jogar poker.
Felipe Ramos, também conhecido como “Mojave”, é um dos maiores nomes do jogo no Brasil. Esse jogador tem já uma carreira sólida, sendo o terceiro jogador brasileiro mais premiado em torneios ao vivo. Seus prêmios ultrapassam 3,7 milhões de dólares. Além disso, Felipe Ramos é uma presença frequente em eventos internacionais de pôquer. Sua habilidade e flexibilidade de jogar em diversas variantes de pôquer têm vindo a tornar esse jogador uma referência no cenário mundial.
Pedro Padilha, por sua vez, é considerado atualmente o melhor jogador brasileiro de pôquer online. Pedro está na terceira posição no ranking mundial da PokerStake, e tem vindo a se destacar por sua consistência e habilidade estratégica durante os jogos.
Philipe Pizzari é uma promessa do pôquer brasileiro. No ano de 2023, arrecadou o maior prêmio de um jogador do Brasil em um torneio ao vivo, levando para casa 2,5 milhões de dólares, pois ficou no terceiro lugar no PokerStars Caribbean Adventure.
Esses são alguns dos jogadores mais conhecidos no pôquer brasileiro, mas existem muitos mais, como Yuri Martins Dzivielevski, Bruno Volkmann, Alexandre Gomes ou André Akkari, que conseguiram juntar já milhões de dólares no total de prêmios em torneios.
O crescimento do pôquer no Brasil pode ser medido por diversos fatores, mas o número de jogadores se evidenciando em torneios internacionais é um deles.
Além de ver o número de fãs e iniciantes da modalidade aumentar a cada ano, o Brasil tem também cada vez mais jogadores profissionalizados e que correm o mundo com a bandeira verde e amarela.
O impacto dos profissionais de pôquer brasileiros também tem sido notado na World Series of Poker, o evento mais prestigiado da modalidade. Vários jogadores do Brasil têm conseguido vencer braceletes importantes, o que mostra que o Brasil está se tornando uma das maiores potências do pôquer, ao lado dos tradicionais vencedores dos Estados Unidos e Canadá.
O crescimento das plataformas online tem sido um grande impulsionador desta nova realidade do pôquer no Brasil. Uma grande parte dos jogadores atualmente começa suas carreiras em plataformas de pôquer, passando depois a participar também em torneios ao vivo.
Também já existe, no Brasil, uma comunidade de grande dimensão de jogadores, que se apoiam e compartilham estratégias. A troca constante de conhecimento gerada por essas comunidades ajuda a que o Brasil continue a gerar cada vez mais nomes grandiosos no pôquer.
O grande aumento do número de profissionais de pôquer que vencem em torneios importantes tem também atraído a atenção da mídia e de patrocinadores. Várias empresas do setor de jogos, de casinos e de plataformas digitais têm investido em parcerias com os atletas, oferecendo o suporte financeiro necessário para dedicação integral ao pôquer.
Esse sucesso dos jogadores brasileiros é também um reflexo do amadurecimento do mercado nacional de pôquer, que conta com clubes especializados, eventos regionais e circuitos profissionais. Isso facilita a transição de jogadores amadores para o cenário profissional.
Além disso, outro fator que fortalece a cena do pôquer brasileiro é a presença constante dos atletas em transmissões ao vivo, tanto em plataformas de streaming como na cobertura de grandes torneios.
O contato direto com o público aumenta a popularidade da modalidade, ao mesmo tempo que inspira novos jogadores e cria ídolos nacionais, reconhecidos além do universo do pôquer.
Tudo isso leva a que o pôquer no Brasil tenha ganho, nos últimos anos, cada vez mais legitimidade como prática esportiva. As Federações e entidades representativas têm trabalhado para consolidar a modalidade como um esporte da mente, reforçando o caráter estratégico e competitivo da modalidade.
Tudo o que está indicado acima contribui para atrair ainda mais interesse e investimentos, o que ajuda a garantir um futuro forte para o pôquer e para a comunidade de jogadores brasileiros.
Com todos esses fatores que ajudam ao crescimento, o futuro do pôquer no Brasil é cada vez mais promissor. Com a combinação de talentos já consolidados, novas promessas e um mercado mediático em grande expansão, estão criadas todas as condições para que o país continue a ter muito sucesso nos maiores torneios mundiais de pôquer.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




