A Comissão de Inquérito Independente do Conselho de Direitos Humanos da ONU declarou nesta terça-feira (16/09/2025) que as ações de Israel na Faixa de Gaza configuram genocídio, com base nos critérios da Convenção para Prevenção e Punição do Crime de Genocídio. A presidente da Comissão, Navi Pillay, afirmou que há intenção deliberada de destruição da população palestina e alertou para a necessidade de resposta da comunidade internacional.
Relatório aponta quatro atos genocidas
De acordo com o relatório, autoridades e forças de segurança israelenses cometeram quatro dos cinco atos previstos como genocidas: assassinato, danos físicos e mentais graves, criação de condições de vida que levem à destruição do grupo e medidas para impedir nascimentos. Pillay ressaltou que a responsabilidade pelos crimes recai sobre “as mais altas autoridades israelenses”.
Israel rejeita as acusações
O Ministério das Relações Exteriores de Israel rejeitou o conteúdo do documento, classificando-o como “falso e escandaloso”. O embaixador israelense Daniel Meron afirmou que as conclusões são baseadas em “mentiras do Hamas” e desconsideram o contexto dos ataques.
Situação humanitária em Gaza se agrava
Equipes da ONU relataram bloqueio de comboios humanitários e intensificação dos bombardeios na Cidade de Gaza na madrugada de terça-feira. Segundo o Ocha, múltiplas missões de entrega de ajuda foram negadas ou canceladas.
Crianças em risco de desnutrição
A Unicef informou que cerca de 26 mil crianças precisam de tratamento para desnutrição aguda, sendo mais de 10 mil apenas na Cidade de Gaza. A porta-voz Tess Ingram alertou que a situação coloca milhares de vidas em risco imediato e que as condições no local são “insustentáveis”.
Debate no Conselho de Direitos Humanos
O Conselho de Direitos Humanos realizou um debate urgente em Doha, no Catar, sobre ataques recentes atribuídos a Israel. O alto comissário Volker Turk afirmou que a ofensiva representou “violação da soberania do Catar” e prejudica esforços internacionais de mediação de paz. Autoridades cataris confirmaram a morte de um soldado e ferimentos em outras 18 pessoas.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




