A Bahia passa a contar com voo direto Salvador–Cidade do Panamá–Salvador, operado pela Copa Airlines, consolidando o fortalecimento da conectividade aérea internacional do estado e ampliando o acesso de turistas das Américas Central e do Norte, na quarta-feira (07/01/2026). O retorno da operação integra estratégias do Governo da Bahia para ampliar o fluxo turístico e estimular negócios em diversos setores, incluindo turismo de lazer e de negócios.
O voo inaugural foi recebido pelo governador Jerônimo Rodrigues no Aeroporto Internacional de Salvador, ocasião em que destacou a relevância da nova rota para ampliar oportunidades econômicas e culturais. Segundo o gestor, a conexão com o Panamá favorece o fluxo de pessoas para múltiplos destinos e reforça a posição da Bahia como polo turístico e de negócios.
A operação resulta do novo marco legal estadual de incentivo à aviação internacional, previsto na Lei nº 14.789, que autoriza concessão de subvenção econômica para companhias aéreas internacionais que operem no estado. A medida pode gerar impacto de até R$ 20 milhões no orçamento anual e faz parte do programa de prospecção de voos internacionais do governo.
Roteiro, horários e conectividade
A rota Salvador–Cidade do Panamá foi estruturada com horários estratégicos para atender à demanda. Os voos partem de Salvador às segundas, terças, quintas e sábados, às 1h25, com chegada ao Panamá às 6h40. No sentido inverso, as decolagens acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos, às 15h58, com pouso em Salvador à 0h25 do dia seguinte.
De acordo com Monica Afonso, gerente de vendas da Copa Airlines para o Brasil, a nova operação promove conectividade do público soteropolitano a mais de 85 cidades em 32 países, impactando diretamente turismo, cultura e negócios. A medida reforça o papel da Bahia como ponto estratégico no tráfego internacional da América Latina.
O Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, é um dos principais hubs da região, facilitando conexões rápidas e eficientes para destinos globais. Com o voo, a Bahia amplia ainda mais sua malha internacional, já conectada a Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lisboa, Madri e Paris, podendo agora acessar cerca de 300 destinos internacionais.
Benefícios para turismo e eventos internacionais
O voo direto também favorece o deslocamento de baianos para Cartagena, Medellín, Cidade do Panamá, Cidade do México, Orlando, Miami e Los Angeles, cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de Futebol 2026, facilitando o turismo esportivo e cultural.
Segundo o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a iniciativa contribui para o fortalecimento da economia local e da cadeia de serviços turísticos, com incremento na ocupação hoteleira, transporte, gastronomia e entretenimento.
O programa de incentivo à aviação internacional reforça a estratégia do estado de tornar a Bahia mais acessível, competitiva e integrada ao circuito global de turismo e negócios.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




