A série documental “Ruralidades” estreia na terça-feira (10/03/2026), às 18h, na TV COM (BA), com proposta de apresentar a realidade das áreas rurais brasileiras e o cotidiano de produtores do campo. A produção, realizada pela Têm Dendê Produções, conta com 13 episódios de 26 minutos e já tem exibição nacional confirmada para o primeiro semestre na TV Aparecida.
O projeto percorre diferentes regiões do país para retratar pequenos e médios produtores, agricultores, criadores e famílias rurais, destacando aspectos econômicos, sociais e culturais ligados à produção agrícola. A direção geral é de Vânia Lima e Walkiria Hamu Mattar, e a apresentação é da jornalista Karoline Meira.
Produzida por seis equipes distribuídas em sete estados — Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais —, a série reúne diferentes olhares regionais sobre a vida no campo e as atividades produtivas desenvolvidas nas áreas rurais.
Série destaca o papel da agricultura familiar no Brasil
A produção dedica atenção especial à agricultura familiar, que reúne cerca de 4 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil. Mesmo com áreas menores de produção, esses agricultores respondem por aproximadamente 70% dos alimentos consumidos no país, segundo dados do setor.
A série aborda como as famílias rurais contribuem para a segurança alimentar, a preservação de saberes tradicionais e a diversificação econômica das regiões agrícolas. Ao longo dos episódios, são apresentados exemplos de produção agrícola, criação de animais e atividades agroindustriais.
A direção dos episódios conta com profissionais de diferentes estados, entre eles Athos Muniz (RN), Clemilson Farias (AM), Daniel Calil e Perseu Azul (MT), Jorge Baía (BA), Pedro Novaes (GO) e Walkiria Hamu Mattar (SP/MG).
Episódio de estreia aborda cadeias produtivas do agronegócio
O episódio de abertura da série explora o interesse de produtores em atuar no agronegócio e nas cadeias produtivas ligadas à atividade rural. A narrativa apresenta iniciativas que demonstram diferentes formas de produção e geração de renda no campo.
Em Cunha (SP), o programa mostra um lavandário voltado ao cultivo da planta e à produção de derivados, como óleos essenciais e essências naturais. A atividade evidencia a diversificação de produtos e a utilização de plantas aromáticas na produção agrícola.
Já em Itabuna (BA), a série acompanha uma fazenda voltada à produção de laticínios, com destaque para a fabricação de queijos artesanais e a estrutura de agroindústria familiar. O episódio mostra como esse modelo produtivo pode contribuir para ampliar a renda de pequenos produtores.
Episódios abordam juventude, inovação e protagonismo feminino
Além do tema da produção agrícola, os episódios seguintes abordam tradições rurais, participação da juventude no campo, cooperativismo e produção sustentável. A série também discute a adoção de tecnologias, novas formas de plantio e processos de mecanização.
Outros temas explorados incluem assentamentos produtivos, exportação de produtos agrícolas e o protagonismo feminino na agricultura familiar. A proposta é apresentar diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento rural no país.
Segundo a diretora Vânia Lima, o projeto busca apresentar um panorama do cotidiano das áreas rurais brasileiras e da produção de alimentos. Para Walkiria Hamu Mattar, a participação de equipes locais permitiu registrar experiências e realidades diversas das regiões retratadas.











Deixe um comentário