
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) cobrou nesta terça-feira (11/06/2013) a definição de uma política nacional de armazenagem. Segundo a parlamentar, a capacidade estática de armazenagem no Brasil é da ordem de 145 milhões de toneladas, o que representa déficit de 35%. O ideal, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é que a capacidade seja 20% superior ao volume da produção. “Chegamos a um estágio em que os gargalos no escoamento da produção começam a criar obstáculos ao desenvolvimento do setor, o que não é bom para o Brasil, nem para os brasileiros”, declarou.
A senadora lembrou que desde a década de 1990 o Brasil vem registrando safras com recordes no volume de grãos. Caso as expectativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se confirmem, a safra 2012/2013 terá 184,3 milhões de toneladas de grãos, quase 11% a mais que a safra 2011/2012. Caso a expectativa se confirme, o gargalo se agravará.
Investimentos – Diante dessa situação, Lídice comemorou o anúncio, feito na última semana, de investimento na construção de novos armazéns, feito durante o lançamento do Plano Safra. A presidente Dilma Rousseff anunciou crédito de R$ 25 bilhões para a construção de armazéns privados nos próximos cinco anos. Outros R$ 500 milhões serão investidos na modernização de armazéns da Conab, que terá duplicada a capacidade de armazenamento. Para a senadora, a capacidade de armazenamento é uma variável importante não só para o agronegócio quanto para o aperfeiçoamento da política de estoques reguladores do governo.
Lídice citou o exemplo da Bahia, Estado que representa. Com os problemas enfrentados com a seca, houve diminuição do volume de grãos em relação à última safra. Para a próxima, a senadora disse esperar uma recuperação, o que agravaria o problema do armazenamento. Lídice informou ter encaminhado ao presidente da Conab solicitação para a instalação de novos armazéns no Estado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




