Fé, voto e poder: tradição católica, filosofia e democracia expõem riscos da sacralização da política nas eleições de 2026 | Por Carlos Augusto

Nesta segunda-feira (12/10/2026), Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a relação entre fé, voto e poder político ganha especial relevância diante de uma disputa eleitoral marcada pela presença crescente da religião no debate público. A questão central não é a participação de cristãos na política nem o crescimento das igrejas evangélicas, ambos compatíveis com a liberdade religiosa, mas a transformação de candidatos, partidos e projetos temporais em expressões de uma suposta vontade divina. A tradição filosófica e cristã, de Aristóteles, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino a Jacques Maritain, Max Weber, Jürgen Habermas e ao Concílio Vaticano II, oferece critérios para distinguir fé, Estado, partidos e consciência individual e para avaliar criticamente fenômenos como a associação entre setores religiosos e o bolsonarismo.

O ponto central: participação religiosa é legítima, sacralização política é o problema

A presença de cidadãos religiosos no debate público faz parte da democracia. Católicos, evangélicos e integrantes de outras confissões não precisam abandonar suas convicções para participar da política, apoiar candidatos, formular propostas ou defender determinada concepção de sociedade.

O problema aparece quando essa participação ultrapassa o campo da influência ética e passa a atribuir significado religioso absoluto a opções eleitorais contingentes: candidatos revestidos de missão espiritual, partidos apresentados como representantes privilegiados de Deus e adversários descritos não mais como concorrentes legítimos, mas como forças morais ou espirituais do mal.

É nesse contexto que o texto analisa o bolsonarismo, identificado como movimento que construiu alianças relevantes com lideranças evangélicas e incorporou símbolos cristãos, expressões bíblicas e referências a uma suposta batalha espiritual ao vocabulário político. A análise, entretanto, ressalva expressamente que esse fenômeno não pode ser utilizado para responsabilizar coletivamente os evangélicos brasileiros nem para contestar sua participação legítima na vida pública.

A finalidade da política antecede a identidade religiosa do candidato

A primeira chave de interpretação vem da tradição aristotélica: antes de perguntar quem deve governar, é necessário perguntar para que existe o poder.

A abordagem teleológica — derivada de telos, termo grego associado a fim, finalidade ou propósito — não se limita ao discurso adotado pelo agente político. Ela procura compreender quais objetivos sua atuação persegue, quais bens pretende realizar e quais consequências institucionais produz.

Na tradição associada a Aristóteles, ética e política estão relacionadas à busca da vida boa. A comunidade política, nessa concepção, não existe somente para reunir indivíduos sob uma autoridade, mas possui uma finalidade ligada ao bem humano, à justiça e à vantagem comum.

Esse raciocínio desloca a avaliação eleitoral. Em vez de restringir a decisão à pergunta sobre qual candidato pertence ao mesmo campo religioso do eleitor, o critério passa a ser a orientação do projeto em direção ao bem comum.

São Tomás de Aquino separa legitimidade política e salvação religiosa

No século XIII, São Tomás de Aquino incorporou elementos da tradição aristotélica à filosofia cristã. Sua concepção atribui à comunidade política uma finalidade própria: ordenar a sociedade em direção ao bonum commune, o bem comum.

Essa formulação estabelece uma distinção decisiva entre a ordem temporal e a sobrenatural.

O Estado atua sobre condições humanas concretas — organização da sociedade, justiça, convivência e vida comum — enquanto a dimensão religiosa dirige o indivíduo também para uma finalidade transcendente. Uma ordem não equivale à outra.

A consequência aplicada à política contemporânea é clara: presidentes não ocupam o lugar de guias espirituais e partidos não constituem caminhos de salvação religiosa. Governos administram sociedades humanas e possuem responsabilidades temporais; não administram a eternidade.

Igreja, Estado e partido possuem finalidades distintas

A distinção pode ser organizada a partir das diferentes finalidades atribuídas às instituições.

Na tradição cristã apresentada pelo texto, o telos da Igreja é espiritual e transcendente. O telos do Estado é temporal e se relaciona à justiça, à ordem jurídica, à paz social, à proteção de direitos e ao bem comum. Os partidos políticos, por sua vez, disputam democraticamente a representação social e a condução temporária do Estado.

A confusão entre essas esferas produz consequências institucionais.

Quando um partido procura identificar-se com a Igreja, uma realidade temporária adquire pretensão de verdade absoluta. Quando um líder político se apresenta como instrumento especial da vontade divina, a disputa eleitoral recebe atributos do sagrado. Quando o opositor deixa de ser um concorrente legítimo e passa a simbolizar uma força espiritualmente maléfica, desaparece parte do terreno comum necessário à competição democrática.

Santo Agostinho oferece limite cristão ao messianismo político

A reflexão de Santo Agostinho, particularmente em A Cidade de Deus, estabelece outro limite à identificação entre fé e poder.

Agostinho descreve duas cidades metafóricas organizadas por diferentes amores e finalidades: a Cidade de Deus e a cidade terrena. Essa distinção não autoriza identificar mecanicamente a Igreja institucional com a primeira nem determinado Estado com a segunda.

A consequência política dessa concepção é relevante: nenhuma estrutura humana, nenhum império, República ou governante pode reivindicar para si a condição de realização histórica definitiva do Reino de Deus.

Aplicada às eleições, a premissa impede a sacralização de candidaturas. Um partido não constitui a Cidade de Deus; uma coligação não possui exclusividade sobre Cristo; uma vitória eleitoral não significa automaticamente triunfo espiritual; e uma derrota nas urnas não equivale à derrota do cristianismo.

Carl Schmitt e a transformação do adversário em inimigo

O jurista alemão Carl Schmitt aparece na reflexão não como modelo normativo, mas como instrumento para compreender a radicalização das identidades políticas.

Sua conhecida distinção entre amigo e inimigo ajuda a explicar como diferenças religiosas, culturais ou ideológicas podem se tornar politicamente explosivas quando passam a dividir a sociedade em comunidades antagônicas de pertencimento.

A democracia constitucional opera, em princípio, com adversários: pessoas e partidos podem disputar eleições, vencer, governar e posteriormente perder o poder.

A lógica sectária funciona de maneira diferente. Ela transforma o concorrente em inimigo a ser neutralizado.

Quando a disputa ainda recebe um revestimento de “guerra espiritual”, a polarização deixa de representar apenas direita contra esquerda ou oposição entre projetos de governo e pode assumir categorias absolutas como bem contra mal, cristãos contra inimigos da fé e escolhidos contra condenados.

Nesse ambiente, compromissos próprios da democracia podem ser tratados como fraqueza moral, porque dialogar com o adversário passa simbolicamente a representar uma negociação com o mal.

Max Weber: princípios não dispensam responsabilidade pelos resultados

A reflexão de Max Weber introduz outra exigência ao comportamento político: a diferença entre ética da convicção e ética da responsabilidade.

A primeira enfatiza a fidelidade a princípios considerados fundamentais. A segunda exige que o agente político considere também as consequências previsíveis das decisões que toma.

A distinção não determina que convicções sejam abandonadas. Ela demonstra, porém, que governar não pode ser reduzido à proclamação de valores.

Para o eleitor religioso, isso significa avaliar também se o governo respeita instituições, administra adequadamente saúde e educação, combate corrupção, preserva a liberdade de consciência, respeita minorias religiosas, administra as contas públicas e contribui para a pacificação ou para o agravamento permanente dos conflitos.

A retórica religiosa, portanto, não encerra a avaliação política. Resultados, consequências e responsabilidade institucional também integram o julgamento democrático.

Jacques Maritain articula cristianismo, pluralismo e democracia

Na tradição católica moderna, Jacques Maritain ocupa posição central na reflexão sobre democracia, direitos humanos e pluralismo.

Seu humanismo integral rejeita simultaneamente o individualismo absoluto e a absorção da pessoa pelo Estado. A sociedade política defendida por Maritain é personalista e pluralista e coloca a dignidade humana acima dos interesses contingentes das facções.

A perspectiva permite compreender como uma sociedade historicamente influenciada pelo cristianismo pode preservar a igualdade política independentemente da crença de cada cidadão.

O reconhecimento da história católica não exige diminuição dos direitos dos protestantes. A expansão das igrejas evangélicas não implica transformar o Estado em extensão institucional de denominações religiosas. E valores cristãos podem participar da discussão pública sem que candidatos sejam transformados em representantes oficiais de Deus.

Habermas legitima a religião no debate público, mas exige linguagem comum

O filósofo alemão Jürgen Habermas oferece uma abordagem complementar.

Ao tratar das sociedades pós-seculares, ele rejeita a previsão de que a religião necessariamente desapareceria da esfera pública com a modernização. Os cidadãos religiosos continuam legitimamente inseridos na democracia e não precisam ocultar sua identidade para participar das discussões políticas.

A exigência surge no momento em que decisões precisam vincular toda a sociedade.

Numa República plural, políticas públicas precisam poder ser examinadas também por cidadãos que não compartilham a mesma fé. Católicos e evangélicos podem fundamentar suas posições em convicções religiosas, mas a deliberação pública exige razões capazes de circular num espaço compartilhado por diferentes crenças e visões de mundo.

Esse modelo exige reciprocidade: cidadãos seculares reconhecem a legitimidade da religião no espaço público; cidadãos religiosos reconhecem o pluralismo, a autonomia das ciências e a natureza secular do Estado constitucional.

Vaticano II reconhece autonomia política e diversidade de escolhas

A tradição institucional da Igreja Católica fornece elementos adicionais por meio do Concílio Vaticano II.

A Constituição Pastoral Gaudium et Spes estabelece que a comunidade política existe em função do bem comum e encontra nele sua justificação. O documento reconhece ainda que os cidadãos podem defender legitimamente soluções políticas diferentes.

A formulação também distingue aquilo que os cristãos fazem, individualmente ou em grupo, sob responsabilidade própria como cidadãos, das ações realizadas em nome da Igreja.

A Igreja, segundo a doutrina apresentada, não se identifica com nenhuma comunidade política nem fica vinculada a qualquer sistema político.

Isso significa que grande presença de eleitores cristãos em determinado movimento não transforma esse movimento em representante institucional do cristianismo. Da mesma forma, a profissão sincera de fé por um candidato não converte sua candidatura em extensão de uma Igreja.

Dignitatis Humanae coloca a liberdade no centro do ato religioso

Outro documento conciliar, a declaração Dignitatis Humanae, parte do princípio de que a própria natureza da fé exige liberdade.

O texto defende que a pessoa aja segundo a própria consciência, rejeita coerção religiosa e atribui ao poder público responsabilidade pela proteção da liberdade de crença de todos os cidadãos.

Esse princípio produz efeito direto sobre a relação entre autoridade religiosa e voto.

Se o ato de fé exige liberdade, a utilização da autoridade de padres, pastores, bispos ou outros líderes para substituir mecanicamente o discernimento eleitoral do fiel entra em tensão tanto com princípios democráticos quanto com a própria concepção de consciência religiosa apresentada pela tradição conciliar.

CNBB leva debate sobre consciência política às eleições de 2026

Essa preocupação reaparece no processo eleitoral brasileiro de 2026.

Em 18/06/2026, o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, ligado à Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou o subsídio “Eleições 2026: democracia, sinodalidade e bem comum”.

Segundo o conteúdo analisado, a iniciativa busca contribuir para a formação de consciências críticas e cidadãs diante de um ambiente caracterizado por polarizações políticas e religiosas.

O material eleitoral enfatiza três critérios: consciência, liberdade e responsabilidade. Esses princípios entram diretamente no debate sobre tentativas de converter pertencimento religioso em alinhamento eleitoral automático.

Evangélicos não formam um bloco político ou teológico homogêneo

A análise também faz uma distinção sociológica necessária para evitar generalizações.

O protestantismo brasileiro reúne diferentes tradições históricas, incluindo luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas e anglicanos, além de múltiplas correntes pentecostais, neopentecostais e comunidades independentes. Esses segmentos possuem divergências teológicas, culturais e políticas.

Por isso, o fenômeno criticado não é o protestantismo nem a participação eleitoral dos evangélicos.

O foco está na transformação de determinadas estruturas religiosas em aparelhos de mobilização político-eleitoral e na construção de uma teologia política na qual determinado campo partidário se apresenta como representante privilegiado da vontade divina.

O mesmo critério, contudo, deve valer para o catolicismo. Sempre que padres, bispos, pastores ou outras lideranças tentam substituir a consciência política do fiel pela própria orientação partidária, o problema reaparece, independentemente da denominação.

Bolsonarismo religioso e a sacralização da disputa eleitoral

É nesse quadro que o texto situa o bolsonarismo religioso.

O ponto de análise não é a identidade católica ou evangélica de determinado político nem o direito de qualquer candidato declarar publicamente sua fé. A questão está na eventual construção de uma narrativa em que um campo político recebe atributos religiosos.

Nesse processo, o candidato pode ser apresentado como instrumento providencial; a campanha assume características missionárias; a derrota eleitoral passa a ser interpretada como avanço do mal; e o adversário deixa de representar apenas outro projeto de governo.

No estágio mais avançado dessa lógica, a fidelidade partidária começa a funcionar como sinal de fidelidade cristã. É o processo definido no texto como sacralização da política.

A consequência institucional é profunda: o partido deixa simbolicamente de ser contingente, o líder deixa de ser tratado apenas como um agente humano e falível, a oposição perde legitimidade e a eleição assume significado superior ao seu papel constitucional.

Quando o sagrado se converte em instrumento de poder

O paradoxo. Movimentos político-religiosos podem declarar que pretendem ampliar a presença de Deus na sociedade, mas a associação excessiva entre religião e determinada candidatura corre o risco de produzir o efeito inverso: reduzir o transcendente ao contingente.

A Bíblia pode converter-se em instrumento propagandístico, a cruz em identidade partidária e o calendário religioso em extensão das campanhas eleitorais.

Nesse cenário, o sagrado deixa de funcionar prioritariamente como referência capaz de julgar moralmente o exercício do poder e passa a ser empregado pelo próprio poder como mecanismo de legitimação.

Critérios para uma abordagem teleológica do voto cristão

A abordagem levanta questões relacionadas aos resultados e à finalidade do projeto político.

Entre os critérios destacados estão:

  • Bem comum: as propostas alcançam toda a comunidade ou privilegiam determinado grupo?
  • Dignidade humana: adversários e minorias são reconhecidos como cidadãos plenos?
  • Liberdade religiosa: todas as confissões recebem direitos equivalentes?
  • Instituições: Constituição, separação dos Poderes e Estado de Direito serão preservados?
  • Responsabilidade: decisões consideram consequências econômicas e sociais?
  • Justiça: políticas públicas protegem pessoas vulneráveis e ampliam oportunidades?
  • Pluralismo: grupos divergentes podem continuar participando legitimamente da esfera pública?
  • Verdade: o projeto político depende de informação verificável ou da construção permanente de inimigos?

São perguntas que podem ser feitas tanto por eleitores religiosos quanto por cidadãos sem filiação religiosa. O denominador comum deixa de ser a identidade confessional do candidato e passa a ser a qualidade institucional, ética e material do projeto que pretende governar o Estado.

Dois milênios de tradição contrastam com a temporalidade dos partidos

A perspectiva histórica reforça esse distanciamento.

O catolicismo atravessa aproximadamente dois milênios de mudanças políticas, tendo convivido com o Império Romano, a formação medieval europeia, monarquias, repúblicas, revoluções, democracias e regimes autoritários. No Brasil, antecede a Independência, o Império, a República e todos os partidos atualmente existentes.

O contraste de temporalidades é relevante.

Partidos, governos e coalizões são transitórios. Quando uma instituição ou comunidade religiosa transfere integralmente sua identidade a determinado movimento político, passa também a correr o risco de compartilhar simbolicamente seus erros, derrotas e contradições.

O conflito central não é entre católicos e evangélicos

A análise rejeita a interpretação segundo a qual a discussão deveria transformar-se numa disputa entre católicos e evangélicos.

Uma polarização confessional apenas reproduziria a lógica sectária que se pretende evitar.

A divergência relevante está entre duas concepções da relação entre fé e política.

Na primeira, de caráter pluralista, a fé inspira, a consciência discerne, o cidadão decide, o Estado protege a todos e os partidos permanecem instituições temporais.

Na segunda, de natureza sectária, a liderança religiosa orienta politicamente, o fiel obedece, o candidato recebe autoridade espiritual, o adversário passa a ser inimigo moral e a vitória eleitoral adquire significado próximo de uma batalha religiosa.

O critério vale independentemente da denominação cristã envolvida.

A tradição profética coloca a fé diante do poder, não a serviço dele

O argumento final recupera uma característica da tradição bíblica: a religião frequentemente aparece como instância de crítica ao poder.

Profetas censuram reis, João Batista confronta Herodes, Cristo não funda um partido e os primeiros cristãos não confundem César com Deus.

Quando religião e política se fundem excessivamente, essa relação pode se inverter.

Em vez de questionar se o governante atua com justiça, a estrutura religiosa começa a protegê-lo e a atribuir significado providencial à sua autoridade. A religião deixa, então, de atuar como consciência crítica do poder para transformar-se em mecanismo de legitimação desse mesmo poder.

Linha do tempo dos principais acontecimentos

  • Antiguidade clássica — Aristóteles: a tradição aristotélica formula a relação entre ética, política, justiça e busca da vida boa, estabelecendo uma das bases intelectuais da concepção de política orientada ao bem comum.
  • Século XIII — São Tomás de Aquino: a filosofia tomista incorpora elementos aristotélicos ao pensamento cristão e situa o bonum commune como finalidade da comunidade política, distinguindo a ordem temporal da finalidade sobrenatural.
  • Concílio Vaticano II — Igreja Católica: a Gaudium et Spes reafirma o bem comum e a autonomia da esfera política, enquanto a Dignitatis Humanae associa o ato de fé à liberdade de consciência e rejeita coerção em matéria religiosa.
  • 18/06/2026 — CNBB: o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara lança o subsídio “Eleições 2026: democracia, sinodalidade e bem comum”, voltado à formação de consciências críticas e cidadãs em contexto de polarizações políticas e religiosas.
  • 12/10/2026 — Dia de Nossa Senhora Aparecida: a relação entre religião, consciência eleitoral, pluralismo e poder político é retomada como questão pública em meio às eleições de 2026, com atenção especial aos riscos de identificação entre identidade cristã e fidelidade partidária.

O conjunto dos argumentos aponta para uma distinção essencial: religião na política não é o mesmo que religião transformada em política. A participação de cidadãos e instituições religiosas na esfera pública é compatível com uma democracia plural; o problema surge quando a legitimidade de uma candidatura deixa de depender apenas do voto, das instituições e de seu desempenho público e passa a reivindicar fundamento espiritual superior. Nesse ponto, contestar o governante pode começar a ser interpretado não como exercício democrático, mas como afronta religiosa.

A análise do bolsonarismo apresentada no conteúdo deve ser compreendida dentro desse limite. O texto identifica a utilização de símbolos cristãos, referências bíblicas e linguagem de batalha espiritual em setores associados ao movimento, mas não oferece fundamento para atribuir esse comportamento ao conjunto dos evangélicos. Ao contrário, registra explicitamente a diversidade interna do protestantismo e aplica o mesmo critério crítico às autoridades católicas que eventualmente tentem converter sua liderança espiritual em disciplina partidária.

Do ponto de vista institucional, o aspecto mais relevante está na preservação da autonomia da consciência. O eleitor religioso pode utilizar sua tradição moral para julgar programas, candidatos e governos, mas esse julgamento permanece individual e político. A Constituição, os partidos, a alternância de poder e o pluralismo perdem funcionalidade se o adversário for convertido em inimigo espiritual cuja legitimidade deixa de ser reconhecida. Por isso, liberdade religiosa e Estado secular não são necessariamente princípios concorrentes: podem funcionar como garantias recíprocas.

O núcleo factual e interpretativo da reflexão converge, assim, para uma responsabilidade compartilhada nas eleições de 2026. Igrejas e lideranças religiosas precisam preservar a liberdade de consciência; partidos e candidatos devem responder por propostas e consequências temporais; cidadãos têm a responsabilidade de avaliar projetos para além de símbolos confessionais; e instituições públicas precisam assegurar igualdade de direitos entre crenças e não crentes. A relevância do debate decorre justamente do fato de que o voto decide quem administrará temporariamente a República — não quem deterá autoridade sobre a fé, a consciência ou a transcendência.

Síntese teórica e bibliográfica

A reflexão sobre fé, voto e poder político está organizada a partir de seis grandes eixos teóricos: finalidade da política, bem comum, separação entre ordem temporal e ordem espiritual, responsabilidade pelas consequências, pluralismo democrático e liberdade de consciência. Esses eixos atravessam tradições filosóficas, sociológicas e teológicas distintas, mas convergem na rejeição da ideia de que uma liderança política possa reivindicar legitimidade absoluta a partir da religião.

Aristóteles: política, finalidade e bem humano

Em Aristóteles, sobretudo na Política e na Ética a Nicômaco, a vida política está relacionada à busca do bem humano e à organização da comunidade em direção a uma finalidade coletiva. A pólis não existe apenas para assegurar sobrevivência ou coexistência material, mas para permitir uma vida considerada boa e justa.

A contribuição aristotélica para a análise eleitoral está na pergunta teleológica: qual é a finalidade efetiva do projeto político? Essa perspectiva desloca a avaliação do candidato de sua identidade pessoal ou religiosa para os efeitos concretos de sua atuação sobre a comunidade.

Referências fundamentais:

  • ARISTÓTELES. Política.
  • ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco.

Santo Agostinho: limite teológico à sacralização do poder

Em A Cidade de Deus, Santo Agostinho distingue a ordem divina das construções políticas terrenas. Sua formulação impede que qualquer reino, Estado, governante ou regime histórico seja identificado plenamente com a realização do Reino de Deus.

Essa concepção estabelece uma barreira teológica contra o messianismo político. Nenhum partido pode ser equiparado à Cidade de Deus; nenhuma vitória eleitoral possui, por si mesma, significado salvífico; e nenhum governante pode reivindicar autoridade religiosa absoluta sobre os cidadãos.

Referência fundamental:

  • AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus.

São Tomás de Aquino: bem comum e autonomia da ordem temporal

São Tomás de Aquino desenvolve uma concepção política fortemente influenciada por Aristóteles, mas inserida na tradição cristã. O poder político possui finalidade própria e deve organizar a sociedade em direção ao bonum commune, o bem comum.

A distinção tomista entre finalidade temporal e finalidade sobrenatural impede que Estado e Igreja sejam tratados como instituições equivalentes. O governo administra a vida civil, a justiça e a ordem comum; não administra a salvação.

Essa separação permite afirmar que um candidato pode ser religioso sem transformar sua candidatura em missão divina e que uma orientação cristã da consciência não implica submissão política a determinada legenda.

Referências fundamentais:

  • TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica.
  • TOMÁS DE AQUINO. De Regno.

Carl Schmitt: amigo, inimigo e radicalização da identidade política

A contribuição de Carl Schmitt é utilizada como ferramenta de diagnóstico, não como modelo democrático. Em O Conceito do Político, o jurista alemão interpreta a política a partir da distinção entre amigo e inimigo.

A teoria ajuda a compreender como diferenças religiosas podem ser politicamente intensificadas até converter adversários em inimigos existenciais. Quando a linguagem eleitoral passa a descrever a disputa como confronto entre “bem e mal” ou entre “fiéis e inimigos da fé”, a competição democrática tende a perder sua natureza contingente.

O risco torna-se maior quando a religião oferece ao antagonismo político uma dimensão absoluta. Se o opositor deixa de ser alguém que pode legitimamente vencer uma eleição e passa a representar uma força moralmente ilegítima, o espaço do pluralismo se contrai.

Referência fundamental:

  • SCHMITT, Carl. O Conceito do Político.

Max Weber: ética da convicção e ética da responsabilidade

Em Max Weber, especialmente na conferência A Política como Vocação, a distinção entre ética da convicção e ética da responsabilidade fornece uma chave central para a avaliação do comportamento político.

A ética da convicção exige fidelidade aos princípios. A ética da responsabilidade exige considerar as consequências previsíveis dos próprios atos.

Essa distinção é decisiva para o eleitor religioso. Um candidato pode apresentar valores morais coerentes com determinada tradição de fé, mas ainda assim precisa ser avaliado pelos efeitos de suas decisões sobre instituições, economia, direitos, políticas públicas, minorias, liberdade de consciência e estabilidade democrática.

Referência fundamental:

  • WEBER, Max. A Política como Vocação.

Jacques Maritain: humanismo integral, democracia e pluralismo

A obra de Jacques Maritain constitui uma das principais pontes entre pensamento católico, democracia liberal, direitos humanos e pluralismo político no século XX.

Seu conceito de humanismo integral sustenta uma ordem política personalista, orientada pela dignidade humana e pelo bem comum, sem exigir um Estado confessional.

Maritain permite compreender como uma sociedade historicamente cristã pode preservar a liberdade de não cristãos e de diferentes denominações. A inspiração religiosa pode participar do debate público sem converter a cidadania em pertença confessional.

Referências fundamentais:

  • MARITAIN, Jacques. Humanismo Integral.
  • MARITAIN, Jacques. O Homem e o Estado.
  • MARITAIN, Jacques. Cristianismo e Democracia.

Jürgen Habermas: religião e razão pública em sociedades pós-seculares

Jürgen Habermas amplia o debate ao analisar a permanência da religião em sociedades modernas e pluralistas.

Em sua concepção de sociedade pós-secular, a religião não precisa desaparecer da esfera pública. Cidadãos religiosos podem participar plenamente da política e expressar suas convicções. Entretanto, decisões que vinculam toda a sociedade precisam ser justificáveis em uma linguagem compartilhável por cidadãos que não pertencem à mesma tradição de fé.

Esse processo exige aprendizado recíproco: cidadãos seculares reconhecem a legitimidade pública da religião; cidadãos religiosos reconhecem a autonomia do Estado constitucional, das ciências e das diferentes formas de consciência.

Referências fundamentais:

  • HABERMAS, Jürgen. Entre Naturalismo e Religião.
  • HABERMAS, Jürgen. Fé e Saber.
  • HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade.

Concílio Vaticano II: autonomia política, pluralismo e liberdade religiosa

Os documentos do Concílio Vaticano II fornecem a base institucional mais direta da Igreja Católica para a análise contemporânea.

A Constituição Pastoral Gaudium et Spes reconhece a autonomia própria das realidades políticas, reafirma o bem comum como fundamento da comunidade política e admite que católicos possam defender soluções políticas distintas.

A declaração Dignitatis Humanae, por sua vez, estabelece a liberdade religiosa como princípio indispensável e afirma que ninguém deve ser coagido em matéria de fé.

Os dois documentos convergem em um ponto decisivo: a Igreja não se identifica com um sistema político específico e a consciência religiosa não pode ser reduzida a obediência eleitoral.

Referências fundamentais:

  • CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et Spes.
  • CONCÍLIO VATICANO II. Dignitatis Humanae.

Doutrina Social da Igreja: bem comum, dignidade e participação política

A Doutrina Social da Igreja articula princípios que permitem avaliar politicamente programas, governos e instituições sem transformar a fé em disciplina partidária.

Entre os fundamentos centrais estão:

  • dignidade da pessoa humana;
  • bem comum;
  • solidariedade;
  • subsidiariedade;
  • participação política;
  • justiça social;
  • liberdade religiosa;
  • responsabilidade moral no exercício do poder.

Esses princípios oferecem um critério mais amplo do que a identificação entre voto e identidade religiosa. A avaliação política precisa considerar instituições, direitos, políticas públicas, justiça, responsabilidade social e consequências concretas.

Referências fundamentais:

  • PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja.
  • JOÃO XXIII. Pacem in Terris.
  • PAULO VI. Populorum Progressio.
  • JOÃO PAULO II. Centesimus Annus.
  • FRANCISCO. Fratelli Tutti.

CNBB e eleições de 2026: consciência, liberdade e responsabilidade

No contexto brasileiro contemporâneo, a CNBB traduz essa tradição para a realidade eleitoral ao enfatizar consciência, liberdade, responsabilidade, democracia e bem comum.

O subsídio “Eleições 2026: democracia, sinodalidade e bem comum”, lançado em 18/06/2026, reforça uma concepção segundo a qual o eleitor cristão deve formar criticamente sua consciência e exercer o voto sem submissão automática a lideranças religiosas ou estruturas partidárias.

A orientação converge com a tradição teórica apresentada: a fé pode iluminar critérios morais, mas não elimina a autonomia e a responsabilidade individual da decisão política.

Síntese conceitual

As diferentes tradições examinadas convergem em alguns princípios essenciais:

  • Aristóteles coloca a finalidade e o bem da comunidade no centro da política;
  • Santo Agostinho impede a identificação entre poder terreno e Reino de Deus;
  • São Tomás de Aquino associa legitimidade política ao bem comum;
  • Carl Schmitt ajuda a compreender os riscos da transformação do adversário em inimigo;
  • Max Weber exige responsabilidade pelas consequências, além de fidelidade às convicções;
  • Jacques Maritain concilia inspiração cristã, direitos humanos e pluralismo;
  • Habermas legitima a presença pública da religião dentro de uma ordem argumentativa plural;
  • Vaticano II reafirma autonomia política e liberdade religiosa;
  • a Doutrina Social da Igreja oferece critérios éticos para avaliar poder, justiça e políticas públicas;
  • a CNBB, no contexto de 2026, traduz esses princípios para a formação da consciência eleitoral.

Em conjunto, essas referências sustentam uma tese comum: a fé pode oferecer critérios para julgar o poder, mas não deve ser apropriada pelo poder para obter obediência política. O eleitor cristão permanece responsável por seu discernimento, e nenhum candidato, partido ou movimento possui legitimidade teológica para apresentar-se como representante exclusivo de Deus.

*Carlos Augusto, jornalista, cientista social e editor do Jornal Grande Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading