MPE/BA: deputada Lídice da Mata é acionada por propaganda eleitoral antecipada

Em entrevista ao jornal “A Tarde”, a deputada lançou antecipadamente sua pré-candidatura ao cargo de senadora da República

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), ajuizou hoje, 25 de janeiro de 2010, representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra a deputada federal Lídice da Mata (PSB) por propaganda eleitoral antecipada, somente permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

De acordo com a representação, na reportagem de título “Eu quero ser a primeira Senadora baiana”, publicada no jornal “A Tarde”, edição de 25 de janeiro de 2010, página B2, a deputada lançou antecipadamente sua pré-candidatura ao cargo de senadora da República, conforme pode-se observar no trecho: “Nosso pensamento está concentrado na ideia de construir uma candidatura forte para o Senado. De colocar minha candidatura no interior, visitar o máximo de municípios e ganhar esta eleição. Ser a primeira senadora, mulher, da Bahia”.

Na mesma entrevista, ao ser questionada pela repórter se teria esperanças de ter o nome confirmado para compor a chapa para o senado, a deputada afirma: “Não é possível que em pleno século 21, com as conquistas realizadas na Bahia, no Brasil e no mundo, não termos uma chapa majoritária sem a presença de uma mulher”.

Para o procurador regional eleitoral substituto André Luiz Batista Neves, autor da representação, ainda que não haja pedido explícito de voto, a conduta da deputada demonstra, por meio de propaganda subliminar, alavancar pretensões políticas para a próxima eleição de outubro de 2010. “O mecanismo psicológico da propaganda subliminar apresenta-se mais insidioso que o das mensagens explícitas, ao atuar no inconsciente das pessoas de forma aleivosa, sem que elas próprias percebam”, explica o procurador.

Em dezembro de 2009, a deputada foi alvo de outra representação da PRE, também por propaganda antecipada, desta vez por veicular em outdoors sua imagem juntamente com o símbolo do PSB e a seguinte mensagem: “Bote fé que a gente chega lá. Feliz 2010 para todos nós. [Lídice da Mata, Deputada Federal PSB.]”

No julgamento do mérito das representações, a PRE pede a condenação dos réus ao pagamento de multa, que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading