

O artista visual baiano Juraci Dórea lidera caravana com artistas pelo sertão baiano. Grupo parte de Feira de Santana no dia 13 de junho de 2014 e segue por várias cidades do estado, finalizando o percurso em Canudos e Cororobó. O público está convidado a integrar a expedição de quatro dias.
O artista visual baiano Juraci Dórea comanda a Expedição Terra, que parte de Feira de Santana na tarde do dia 13 de junho (sexta-feira) e segue por várias cidades do interior da Bahia, finalizando o percurso em Canudos e Cororobó, com retorno para Salvador no dia 17 de junho (terça-feira). Na ação que integra a programação da 3ª Bienal da Bahia, participam artistas e convidados do evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Interessados podem se juntar ao grupo desde a partida ou durante o trajeto pelas estradas. Em cada escala o público local faz adesão, acompanhando o autor “plantar” suas esculturas em couro e madeira.
Após a partida de Feira de Santana, no dia 13, a caravana passa por Santa Bárbara, Araci e, à noite, faz uma parada em Caldas do Jorro. No dia seguinte, o grupo chega a Tucano pela manhã e na hora do almoço estará em Euclides da Cunha. No final da tarde acontece a chegada a Monte Santo, onde será exibido o documentário Terra, de Juraci Dórea, na fachada da igreja. No dia 15 pela manhã, a caravana visita Santa Cruz e, à tarde, circula por povoados próximos. Em visita ao Museu do Sertão, que fica em Monte Santo, será exibido o filme Lampião, o Rei do Cangaço, de Benjamin Abrahão.
No dia 16 de junho o grupo parte para Canudos, com visita ao Parque Histórico, ao açude e ao memorial de Antonio Conselheiro. No final da tarde acontece a exibição do filme Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry, em Cororobó. No dia 17, a caravana retorna a Salvador.
Bahia profunda
A expedição refaz rotas de viagens realizadas por Dórea a partir dos anos 1970 ao interior do estado e que resultaram no Projeto Terra. “A Bienal vai até a Bahia profunda”, posiciona-se o secretário Albino Rubim. “Com isso, reconhecemos que a cultura não está apenas em Salvador, mas sim em cada canto do estado. Esse reconhecimento é imprescindível para a descentralização da produção artística e cultural na Bahia”, conclui sobre a proposta curatorial do evento.
A Expedição Terra é a segunda etapa da 50ª edição do Projeto Terra, desenvolvido para a Bienal da Bahia. A primeira etapa aconteceu no dia 30 de maio, com a Ocupação Artística da Fazenda Fonte Nova, no sopé da Serra de São José das Itapororocas, distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. No lugar onde funciona a Casa Museu Eurico Alves Juraci produziu uma escultura.
“Em 1982 comecei a fazer esculturas e pinturas, e passei a mostrar estes trabalhos em locais fora do circuito das grandes cidades”, recorda-se o artista, reconhecendo que passou a levar informações sobre artes para pessoas que não tinham hábito de conviver com essa área. A mais recente edição do Projeto Terra aconteceu no ano passado, quando foi filmado o documentário O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas, de Tuna Espinheira. O filme mostra esculturas plantadas pelo artista em caminhos do sertão baiano, entre Feira de Santana, Monte Santo, Canudos e Raso da Catarina.
Um dos artistas mais engajados com o projeto curatorial da 3ª Bienal da Bahia, Juraci Dórea, 70 anos, é autor da identidade visual do evento. O artista é escultor, pintor, fotógrafo, poeta, desenhista e arquiteto.
SERVIÇO:
Expedição Terra
Cronograma
13/06 – Partida de Feira de Santana (tarde), passando por Sta Bárbara e Araci. Chegada a Caldas do Jorro, à noite.
14/06 – Tucano pela manhã e almoço em Euclides da Cunha. Chegada em Monte Santo no final da tarde. Exibição do documentário Terra, de Juraci Dórea, na fachada da igreja de Monte Santo.
15/06 – Pela manhã, visita à Sta. Cruz e, à tarde, os povoados próximos. Visita ao Museu do Sertão, em Monte Santo, onde será exibido o filme Lampião, o Rei do Cangaço, de Benjamin Abrahão.
16/06 – Saída para Canudos pela manhã. Visita ao Parque Histórico, o açude e o memorial Antonio Conselheiro. Final da tarde em Cocorobó. Exibição do filme Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry.
17/06 – Volta para Salvador.
Facebook: /BienaldaBahia2014
Twitter: @BienaldaBahia
Instagram: @bienaldabahia
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




