Ex-gerente da refinaria Abreu e Lima defende procedimentos da Petrobras e irrita deputados

Durante o depoimento de Glauco Legatti, integrantes da CPI da Petrobras acusaram o ex-gerente da refinaria Abreu e Lima de mentir à comissão e de subestimar a inteligência dos deputados.
Durante o depoimento de Glauco Legatti, integrantes da CPI da Petrobras acusaram o ex-gerente da refinaria Abreu e Lima de mentir à comissão e de subestimar a inteligência dos deputados.

O ex-gerente geral da refinaria Abreu e Lima, Glauco Legatti, negou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras superfaturamentos apontados em auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) em obras da estatal. Segundo ele, as conclusões seriam resultado de diferenças de metodologia usadas na contratação e na fiscalização. “Tínhamos uma dificuldade em entender os critérios usados pelo TCU e, quando entendemos, começamos a explicar as razões e diminuir esses valores”, disse, em depoimento nesta terça-feira (31/03/2015) na Câmara dos Deputados.

Ele foi questionado pelo relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), a respeito do superfaturamento apontado nos serviços de terraplanagem. Segundo o TCU, a terraplanagem da área da refinaria teve sobrepreço de R$ 69 milhões. Formaram o consórcio responsável pelo serviço as empresas Odebrecht, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Galvão Engenharia, investigadas na Operação Lava Jato. “Nós justificamos depois esses valores e o cálculo caiu para R$ 18 milhões”, disse.

Legatti também justificou os 396 aditivos celebrados entre a Petrobras e as empresas contratadas para a construção da refinaria como resultado de mudanças no projeto. Mas disse que isso não significa qualquer irregularidade, mas sim adequações da obra. Segundo Legatti, a Petrobras tinha um sistema de controle interno que obrigava qualquer alteração a passar por várias fases de avaliação e autorização.

Irritação

O depoimento de Legatti irritou os integrantes da CPI. O deputado Altineu Côrtes (PR-RJ), sub-relator de Superfaturamento e Gestão Temerária na Construção de Refinarias da CPI da Petrobras, demonstrou irritação com o ex-gerente geral da Refinaria Abreu e Lima, Glauco Legatti, que negou envolvimento em irregularidades na empresa e defendeu o controle interno e a lisura nas licitações da estatal.

“O senhor quer dizer que todo mundo está errado? Que o juiz Sérgio Moro (da 13ª Vara Federal de Curitiba) está errado? E que as pessoas que estão fazendo delações premiadas estão mentindo?”, questionou o deputado.

Côrtes acusou Legatti de não estar dizendo a verdade. “O senhor tome cuidado porque está sob juramento e vem aqui para dizer que todos os procedimentos foram corretos, que não houve irregularidades e que não recebeu propina”, disse.

“O senhor tem medo de ser preso?”, perguntou o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), também sub-relator da comissão. “Não. Eu não fiz nada para ser preso”, respondeu.

“O senhor está dizendo que todos os procedimentos feitos pela Petrobras eram corretos e que as irregularidades foram feitas fora da empresa. O senhor está subestimando nossa inteligência”, disse a deputada Eliziane Gama (PPS-MA). “Este senhor nos toma como retardados mentais”, resumiu o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

*Com informações da Agência Câmara.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading