“Não somos contra a cidade, somos a favor do debate aberto e da participação popular”, declara vereador soteropolitano

O vereador Luiz Carlos Suíca durante sessão na Câmara de Salvador.
O vereador Luiz Carlos Suíca durante sessão na Câmara de Salvador.

O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT) rebateu o líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS), e disse que os edis oposicionistas não estão contra a cidade, pelo contrário, sempre estiveram abertos ao diálogo. Nesta sexta-feira (29/05/2015), Suíca declarou que Salvador conta com o auxílio do governo estadual para destravar ações e transformar a capital em um canteiro de obras. “Não somos contra a cidade, somos a favor, é só reparar em torno dela o que tem de obra, de infraestrutura, que é do governo do estado, do qual a oposição faz parte. Nós somos a favor do debate público, aberto, da participação popular e dos movimentos sociais, mas somos contrata ao golpe rasteiro que costuma acontecer na Casa”, dispara o vereador petista se referindo à aprovação da outorga onerosa esta semana.

“[Os vereadores] precisam se despir das suas vaidades pessoais e avançar por uma cidade mais justa e mais igualitária. A política precisa que as pessoas sejam mais transparentes. E quando ao prefeito vai a Brasília para pedir ajuda, essa é uma das responsabilidades de um gestor, até porque a cidade precisa da força do governo federal para poder andar, funciona como uma troca”, explica Suíca. Para ele, “cada vereador tem a sua responsabilidade, e deve botar a mão na consciência e saber quem representa mais determinados setores da sociedade. A gente que sabe quem representa o povo e quem representa os interesses da burguesia”. O petista ainda lembra que a emenda do vereador Edvaldo Brito foi fundamentada no parecer dado por ele.

“A emenda da outorga onerosa, que Brito apresentou foi uma emenda para manter o Fundurbs [Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano de Salvador], baseado no meu parecer. E os edis da oposição não tiveram força de fazer uma emenda mais ampla, porque a de Brito tira algumas fontes, e só deixa três delas. Além do fato da alienação de bens de imóveis – os terrenos que o prefeito vai vender por 25 ou 30 milhões de reais. Esse ponto não entrou para o fundo”, aponta Suíca. O parecer do petista era pela manutenção do Fundurbs, e a Câmara de Vereadores caminhava para isso e para inserir mais fontes para o fundo administrar. “Votamos contra a emenda por não concordar e até por eu ser partidarista e seguir a decisão do partido. A emenda foi aprovada, o projeto foi aprovado, e perdemos a oportunidade de ter uma emenda toda, importante e que a gente sempre questionou”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading