Em nota emitida hoje (24/07/2015), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) informa que, por decisão da desembargadora Regina Helena Ramos, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) revogou os efeitos da medida liminar que resultou na paralisação das do obras BRT (Transporte Rápido por Ônibus). A ação contra o município foi interposta pela Defensoria Pública do Estado da Bahia e acatada no dia 15 de julho pelo juiz de direito da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, Roque Ruy Barbosa de Araújo. A prefeitura informou, também, que os serviços serão retomados no Bairro Sítio Novo, local onde foi inciada a construção da primeira estação de transbordo do projeto BRT.
Na noite de quinta-feira (23), durante a inauguração da pavimentação de ruas no bairro Santo Antônio dos Prazeres, o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) anunciou para os moradores sobre a decisão judicial favorável ao município. Segundo a nota, os populares comemoram o resultado.
Projeto
Autorizada pelo governo da União através do Ministério das Cidades, o projeto é financiado pela Caixa Econômica Federal e custará aos cofres municipais R$ 94.556 milhões. Os ônibus do BRT local serão programados para circular em 9,5 quilômetros de vias expressas, tendo como corredores principais as avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas, onde também serão construídas mais duas estações de transbordo.
Com vistas a dar mais fluidez ao trânsito nas artérias por onde passará o novo sistema de transporte público, os cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas com a Maria Quitéria, e a Maria Quitéria com a Presidente Dutra vão receber a implantação de passagens de nível.
Estas intervenções demandarão serviços complexos de drenagem, cuja tecnologia utilizada pela engenharia civil não causará nenhum transtorno ao cotidiano da cidade. A drenagem tem início na Avenida João Durval Carneiro, passando pela Maria Quitéria, Avenida Sampaio e a rua Marechal Deodoro, finalizando na estação de tratamento da Embasa.
Foi projetado para a Avenida Getúlio Vargas espaços de convivência social com banquinhos, brinquedos e jogos para crianças e adultos, a Avenida Maria Quitéria receberá, por entre o seu canteiro central, uma ciclovia com traçado sinuoso. O projeto objetiva preservar o máximo de árvores possíveis e deve ser implantado na parte central do canteiro.
O sistema BRT foi projetado pela prefeitura para transportar uma demanda estimada de 60 mil passageiros por dia, oferecendo pontualidade, conforto, maior mobilidade e rapidez.








Deixe um comentário