Brasil trata mais de 80% de crianças com HIV, diz relatório

País está ao lado de mais 13 nações em desenvolvimento, incluindo Namíbia e Ucrânia, onde menores têm acesso a antiretrovirais.

O Brasil foi citado num relatório da ONU como um dos 14 países, de renda média e baixa, que oferecem a crianças acesso a tratamento de HIV/Aids.

A informação é parte do estudo “Em Direção ao Acesso Universal”, divulgado, conjuntamente, nesta terça-feira, em Genebra, Nairóbi e Washington.

Criação

O relatório compilado por Unaids, OMS e Unicef revela que Namíbia e Ucrânia também fornecem acesso a 80% de crianças soropositivas.

Ao todo, oito nações já conseguiram alcançar a marca do acesso universal a antiretrovirais para adultos. Entre elas, Cuba, Camboja e Ruanda.

A médica do Unaids, Mariângela Simão, disse à Rádio ONU, de Genebra, que o programa brasileiro de acesso e tratamento da aids tem se consolidado desde sua criação em meados da década passada.

Diagnóstico

“O Brasil é um país que já começou a prover o acesso a tratamento da aids desde 1996 e 1997. O país tem em torno de 200 mil pessoas em tratamento. O Brasil, como outros países, tem problemas com o diagnóstico tardio. Como o HIV é um vírus que fica no organismo, por muitos anos, sem manifestar nenhuma doença, o ideal seria o diagnóstico quando a pessoa ainda não tem a doença. No Brasil, em torno de metade das pessoas quando faz o diagnóstico já têm indicação de tratamento”, disse.

O relatório da ONU informa que 37 países em desenvolvimento estão avançando no fornecimento do acesso universal.

Amamentação

De acordo com o Unaids, todos os dias mais de mil crianças são contaminadas com o HIV já na gravidez, ou até mesmo no parto e na amamentação.

Os maiores progressos no acesso universal foram feitos no leste e sul da África, que é a região mais afetada pela doença. A cobertura de tratamento subiu de 32% para 41% em apenas um ano.

E na África Subsaariana, cerca de 1 milhão a mais de pessoas começaram a receber os antiretrovirais elevando para 37% a cobertura.

De todas as regiões, a América Latina é a que tem os melhores índices com 50% enquanto o norte da África e o Oriente Médio registram apenas 11% na cobertura de tratamento.

O estudo mediu a situação de 144 nações de rendas baixa e média.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading