A maioria desse investimento será destinada à indústria de alta tecnologia, foi o que declarou o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, ao jornal China Daily, dessa terça-feira.
Segundo Teixeira, o Brasil exporta principalmente matérias-primas para a China. O objetivo agora seria o de diversificar suas exportações incluindo outros produtos de maior valor agregado. Também segundo o secretário, o Brasil pediu para as empresas chinesas de investirem em setores diferentes das matérias-primas para reequilibrar a economia do país. Teixeira indicou ao China Daily que, para investir na agricultura, as empresas estrangeiras a partir de agora vão ter que encontrar parceiros locais.
A China foi o principal parceiro comercial e primeiro investidor estrangeiro no Brasil em 2010. Segundo o China Daily, no ano passado, os investimentos no país chegaram a 17 bilhões de dólares. O jornal não dá detalhes sobre a repartição dessa soma. Mas segundo levantamento do Bradesco citado pelo jornal chinês, dos 12,67 bilhões investidos pela China no Brasil em 2009, 45% foram em energia, 20% na agricultura, 20% em minas e 10% na siderurgia.
Em sua visita ao Brasil em maio desse ano, o ministro chinês do comércio, Chen Deming, se interessou por investimentos do plano brasileiro de modernização de infra-estruturas.
Os fornecedores chineses de equipamentos de telecomunicação Huawei e ZTE fizeram importantes investimentos no Brasil nesses últimos anos, diz ainda o China Daily. O jornal explica que precisa que a ZTE criou um parque industrial em Hortolândia, em São Paulo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




