
Bumba-meu-boi, maculelê, samba de roda, quadrilhas junina, capoeira e espetáculo de temática afro. O sábado foi movimentado no palco do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, com várias apresentações que evidenciaram a força, grandeza e a beleza do folclore regional. O penúltimo dia da 1ª Semana do Folclore do MAP movimentou o entreposto turístico durante todo o dia, com uma programação eclética e cativante.
“Foi um dia de alegria”, comentou a estudante Klessia Nunes.O dia festivo foi aberto com apresentação de capoeira pelo grupo do Instituto de Arte, Cultura e Educação Odu Dara. A apresentação de maculelê, pelo grupo da Ecult, contou, por meio de dança, canto e a batida forte da madeira, a história do jovem guerreiro que, usando pedaços de pau, defendeu bravamente a sua tribo da invasão inimiga. A dança tem origem em Santo Amaro.
Ao som do ijexá, atores apresentaram o espetáculo afro “Criação de Ayê”, interpretando os orixás filhos da divindade. A concepção do figurino foi de Adelson Brito.
E a peleja do boi contra o vaqueiro, apresentada pela Associação Cultural Bumba-meu-boi Joel de Farias, de Jaguara, literalmente levantou os presentes, que vibraram com a apresentação.
Ainda teve muito samba, com o Grupo de Sambadores do Nordeste, do distrito da Matinha, apresentação de quadrilha junina, performance poética e adaptação artística da literatura de cordel.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




