Sambador, repentista, cordelista e forrozeiro. Não é à toa que Bule-Bule tornou-se um dos grandes ícones da cultura popular nordestina. Também conhecido como “Mestre”, o artista receberá a Medalha de Mérito Cultural na Câmara Municipal de Salvador no dia 24 de outubro de 2017 (terça-feira), às 18h30. A homenagem foi proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e o evento será aberto ao público.
Essa será a primeira vez que a Câmara Municipal entregará a honraria, aprovada no ano passado por indicação de Aladilce. De acordo com a vereadora, a ideia de criar a medalha de Mérito Cultural teve como objetivo homenagear as pessoas responsáveis por promover a cultura em Salvador. “Após a criação da medalha, decidimos entrega-la a Bule-Bule, esse artista fantástico que merece todo o reconhecimento pela importância cultural que tem na nossa cidade”, afirmou Aladilce.
Com quase 50 anos de carreira, o Mestre Bule-Bule nasceu na cidade de Antônio Cardoso, na Bahia, lugar que serviu de arcabouço cultural para sua formação artística. Com mais de 100 títulos de cordéis publicados, 8 discos e 2 DVD’s, o Mestre leva sua arte para o Brasil e para o mundo, e já se apresentou ao lado de nomes como Gilberto Gil e Tom Zé. Em 2008, recebeu a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.
“Receber medalhas, ser reconhecido pelo que faz, é maravilhoso e imensamente gratificante. Todo mundo do mundo todo pensa em ser um dia reconhecido pelo que faz, por mais despretensioso que tenha feito”, explica Bule Bule. “Só tenho a agradecer à vereadora Aladilce e seus pares”, ressalta.
A Medalha de Mérito Cultural é destinada a pessoas ou grupos que possuem grande relevância para a difusão, promoção e fortalecimento da cultura da cidade. “Por mais dinheiro que você tenha, não há como comprar uma honra ao mérito, e se comprar não terá mérito algum”, concluiu Bule-Bule.
Perfil do homenageado
Nascido em 22 de outubro de 1947, no município de Antônio Cardoso, no Recôncavo, Bule Bule tem rica produção poética e musical, com raízes nordestinas. Ao longo dos seus quase 40 anos de carreira, gravou seis CDs, é autor de quatro livros e tem mais de 80 cordéis escritos.
Em novembro de 2009 estrelou o premiado documentário Bule Bule Vai ao Cinema, produzido por Marcelo Ismerim. Recentemente recebeu o Prêmio Hangar de Música, no Rio Grande do Norte, entregue também a artistas como Ivete Sangalo e Margareth Menezes.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




