Eleições 2018 – Bahia: vereador Isaías dos Santos condiciona apoio a José Ronaldo

Vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo, PSC, Feira de Santana). Pretensão de candidatura ao mandato federal é uma distopia.
Vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo, PSC, Feira de Santana), pretensão de candidatura ao mandato federal é uma distopia.

O vereador Isaías dos Santos, conhecido por Isaías de Diogo, condicionou apoio à José Ronaldo ao princípio da reciprocidade, ou seja, Ronaldo receberá apoio político, para o pleito eleitoral de 2018, na medida em que o mesmo dê suporte a pretensão do vereador feirense em se candidatar ao cargo de deputado federal pelo PSC. A declaração foi proferida nesta segunda-feira (15/01/2018), ao Jornal Grande Bahia (JGB).

Na sequência, o edil afirmou que caso a atuação de José Ronaldo seja condicionada a sustentação da pré-candidatura ao mandato federal de José Francisco (Zé Chico, DEM), “ele, José Ronaldo, não contará com apoio político”.

O vereador concluiu as declarações informando que apoia a pré-candidatura do deputado federal Antonio Lázaro (PSC) ao cargo de deputado estadual, nas eleições de 2018.

Perfil

Isaías dos Santos foi reeleito vereador, pela segunda vez, O Partido Social Cristão (PSC) não realizou coligação proporcional em 2016 e coligou na majoritária com o Democratas, apoiando a candidatura José Ronaldo à prefeito de Feira de Santana. No pleito eleitoral, ele ficou em 17º lugar e obteve 2.835 votos.

Infere-se que com votação de pouca expressividade, o desejo de candidatar-se a mandato federal, declarado pelo vereador Isaías dos Santos, parece uma distopia. Observa-se que além de não se constituir em uma liderança capaz de aglutinar forças políticas, falta ao edil a compreensão de limite e do que espera a população com relação aos representantes do futuro parlamento nacional.

Disputa no DEM

Prefeito de Feira de Santana pela quarta vez, José Ronaldo (DEM) tem demonstrado desejo de disputar cargo majoritário em 2018, possivelmente, ao Senado Federal.

Especulações recentes, oriundas do próprio Democratas (DEM), indicam que o líder estadual do partido, ACM Neto, prefeito de Salvador, quer José Ronaldo como pré-candidato a vice-governador, disponibilizando, com isso, as duas vagas ao Senado para legendas que venham apoiar a chapa majoritária do DEM.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading