Feira de Santana: Projeto ‘Descortinando a África’ valoriza cultura negra na Escola Monteiro Lobato

O projeto contou com apresentações culturais que envolveram mais de 800 estudantes do Ensino Fundamental I e II.
O projeto contou com apresentações culturais que envolveram mais de 800 estudantes do Ensino Fundamental I e II.

“É importante conhecer nossa descendência, o sofrimento do nosso povo e valorizar a cultura que marca nossas vidas”. A afirmação partiu de Raiana de Jesus Santos, aluna do 5º ano do Centro de Educação Monteiro Lobato, escola da Rede Municipal de Feira de Santana, durante as atividades do Projeto Descortinando a África, encerradas nesta terça-feira (20/11/2018). A escola fica no Bairro Capuchinhos.

O evento contou com diversas apresentações culturais que envolveram mais de 800 estudantes do Ensino Fundamental I e II e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Falamos sobre escravidão, sobre a África e a nossa história. Eu amo muito a cultura africana e fiquei feliz por ter a oportunidade de trabalhar com o tema em sala de aula”, conta Raiana.

Respeito, empoderamento negro, valorização do ser humano, tolerância e amor ao próximo foram alguns dos valores abordados durante o projeto. “Em novembro, trouxemos para as salas de aula textos literários que tratam da afrodescendência. Os alunos se envolveram muito na proposta e se sentiram valorizados”, avalia a coordenadora pedagógica Myllena Almeida.

“Dia da consciência negra tem que ser todo dia, não apenas 20 de novembro”, defende Davi Martins Macedo dos Santos, estudante do 5º ano. “Temos tratado diariamente de temas como o racismo, pois é necessário falarmos sobre aquilo que incomoda também na escola”, acredita.

O encerramento, realizado nos três turnos, contou com exposições de bonecas africanas, banca de acarajé, desfile com alunos e professores, capoeira, samba de roda, apresentações de dança, teatro e do coral do Programa Música na Escola.

O Descortinando a África envolveu a comunidade escolar, pais e responsáveis. Karla de Souza Brito, mãe da estudante Iasmin Brito de Jesus, do 2º ano, iria apenas ajudar a filha e algumas amigas antes das apresentações, mas terminou realizando uma oficina de maquiagem para as alunas.

“Acredito que seja extremamente necessário abordar a cultura negra com as crianças. É neste momento que elas estão conhecendo o mundo e precisam ter uma visão melhor do ambiente, dos outros e de si mesma. As meninas ficaram empolgadas e se sentiram empoderadas com a maquiagem, isso me deixou muito feliz”, relata Karla.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Tags




Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading