Fogo amigo, Ausência de poder, Bicho de porco e Aras o papagaio falou o que não devia.
Nós idos de 1910, nas unidades da Marinha brasileira, aconteceu a Revolta da Chibata, os rebelados reivindicavam a aprovação do projeto de anistia em discussão no Congresso; o cumprimento da lei de aumento dos seus vencimentos; a redução da jornada de trabalho e a abolição dos castigos corporais na Marinha.
Alguém já ouviu falar dessa revolta? 2009, passados 99 anos, eis que surge, com ideais opostos, a possibilidade de reviver – para dominar, influenciar, perseguir, destruir e até mesmo corromper – uma nova revolta da Chibata…
Fogo amigo
Aparteando um vereador de oposição, sobre as denúncias contra o ex-prefeito José Ronaldo, o edil situacionista, desde o governo passado disse que o governante deve saber escolher os seus assessores, porque “quem anda com porcos, farelo come”.
Tudo muito normal, para quem se lambuza com o poder. Se fosse um radialista ou jornalista que fizesse a comparação, no mínimo poderia sofrer um “corretivo”.
Ausência de poder
Não se deve menosprezar amigos; não se deve desacreditar companheiros; não se deve mentir, trapacear, enganar, porque o poder é uma obsessão. O respeito a si próprio é o melhor caminho.
Bicho de porco
O vereador Marialvo Barreto (PT) rebatendo as críticas sobre a falta de professores na rede estadual de ensino afirmou que: “tentei falar com o secretário e não consegui, tentei outras vezes e também não consegui. Desisti para não ficar parecendo Bicho do Pé, querendo entrar, entrar, entrar e sendo barrado. Não sou morotó!”
Aras o papagaio falou o que não devia
Serginho, para onde foi mesmo a verba do PAC destinada a Feira de Santana? Os vereadores da situação estão ameaçando levar sua denúncia para o Ministério Público.
Serginho você esqueceu, ou não aprendeu, que na política se encontra vários tipos de adversários, vítimas e otários.
Você vai aprender da maneira mais difícil, que na arte do poder e da política é preciso distinguir lobos de cordeiros, raposas de lebres e gaviões de abutres. Você se enquadra em vítimas ou otários?
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




