Agricultores familiares do Oeste da Bahia lançam cosméticos à base de mel durante feira em Salvador

Agricultura familiar da Bahia produz cosméticos com base em mel.
Agricultura familiar da Bahia produz cosméticos com base em mel.

O mel produzido por agricultores familiares do Território Velho Chico foi transformado em cosméticos e está sendo apresentado na capital baiana durante a 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até o próximo domingo (01/12/2019), no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro.

O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).

Hidratante, shampoo, condicionador, sabonete em barra, sabonete líquido, pomada cicatrizante à base de mel são alguns dos produtos que poderão ser encontrados no Armazém Velho Chico.

Excelente alimento para a saúde, o mel é um forte aliado da beleza. Rico em vitaminas A, D, E e C, é considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza.

Os produtos são feitos por agricultores familiares das Associações dos Produtores do Vale do Riacho Grande e Comunitária de Alvorada (Apivarg), do município de Brotas de Macaúbas, vinculadas à Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), em Ibotirama.

A agricultora familiar da Apivarg, Flavia Sodré, explica que os produtos, além de terem como base o mel, possuem própolis, apresentam ação antisséptica e cera alveolada, que, assim como o mel, tem ação hidratante.

A Coopamesf está recebendo investimentos do Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, por meio de acordo de empréstimo do Banco Mundial. No local, está em fase de conclusão um entreposto de mel, beneficiando cerca de 300 famílias, com investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão.

De acordo com a representante da Coopamesf, Lidiane Oliveira, com o Bahia Produtiva foi possível articular um curso para os agricultores trabalharem com os derivados do mel e neste ano será possível levar mais produtos para a Feira Baiana da Agricultura Familiar: “Na 10ª edição da Feira, vamos representar 28 empreendimentos do nosso território. A expectativa é grande e esperamos comercializar mais de R$35 mil”.

A Feira Baiana da Agricultura Familiar traz 27 Armazéns cenográficos, onde estão sendo comercializados produtos da agricultura familiar de todo o Estado da Bahia.  No Armazém Velho Chico, além do mel e dos cosméticos de mel, o público encontra licor de banana e de pimenta, rapaduras, doces, cocadas, sequilos, avoador, artesanatos e muitos mais.

A 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária conta ainda com a Praça Gastronômica/Vila Forró, uma Cozinha Show, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica. Haverá também um rico conteúdo técnico-científico como o Simpósio de Pesquisas, as inovações do Balcão Tecnológico, seminários temáticos e eventos diversos, para fortalecer a agricultura familiar da Bahia, além de uma vasta programação cultural.

Programação cultural

A Feira, traz uma programação cultural para ninguém ficar de fora. Entre os destaques estão a apresentação do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e a banda Vai-Quem-Quer, na segunda-feira (25); a música regional de Maviael Melo, na terça (26); o forrozeiro Flávio Leandro, na quinta-feira (28); e Estakazero e Adelmário Coelho, no sábado (30). Os shows acontecem na Vila Forró da Praça Gastronômica, sempre a partir das 19h.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Tags




Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading