Quero apenas, porque o tempo é limitado, lembrar que a UNE tem sido escola política fundamental no Brasil, tem sido um instrumento fundamental da luta política no Brasil contra as tiranias, pela liberdade, pela democracia e não só para os direitos e as necessidades dos estudantes.
Queria ir além e lembrar companheiras e companheiras que ficaram ao longo do caminho nesse processo, nessa jornada de lutas. Queria, de modo especial, lembrar de figuras, tais como: Honestino Guimarães, assassinado pela ditadura militar, como sempre soubemos, ditadura militar terrorista, que durante tantos anos infelicitou a Nação.
Lembrar de tantos outros companheiros e lideranças, como Luís Travassos, que foi Presidente da União Nacional dos Estudantes e, também, outras lideranças importantes as quais não cabe aqui citar.
A UNE é patrimônio da luta política em nosso País. Dela nos lembraremos sempre como patrimônio essencial da Nação; da ditadura ou das ditaduras, nós sempre lembraremos com nojo e asco. Muito obrigado.
*Por Emiliano José é professor aposentado da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA. Em 1999, defendeu a tese “A Constituição de 1988, as reformas e o jornalismo de campanha”, tornando-se doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Começou a carreira jornalística na Tribuna da Bahia, passou pelo Jornal da Bahia, O Estado de S. Paulo, O Globo, e pelas revistas Afinal e Visão. Foi um ativo integrante da imprensa alternativa nos tempos da ditadura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




