Salvador: Teatro Vila Velha sedia 15ª edição do ‘Vivadança Festival Internacional’

Há 15 anos, o VIVADANÇA Festival Internacional mantém um diálogo intenso com a dança de todos os continentes, somando ao longo desse tempo um total de 248 espetáculos, cumprindo um papel importante na internacionalização da Bahia através da Dança. Nessa interlocução contínua, contabiliza a participação, durante sua história, de artistas provenientes de 56 países, sendo 20 países de todas as regiões da do continente africano, sempre presente na programação, apresentando espetáculos, filmes, oficinas e palestras. No ano passado o VIVADANÇA sedimentou esse espaço com a criação do “Conexão África”, para visibilizar e fomentar ainda mais a ponte com os artistas africanos e o público baiano e brasileiro.

Nessa 15ª edição, que estreia no Dia Internacional da Dança (29 de abril) e segue até o dia 08 de maio de 2022, o festival recebe representantes de 17 países, entre eles, Burquina Faso, Cabo Verde, Guiné, Madagascar, Marrocos, Moçambique, Nigéria, Ruanda, Senegal, Togo, Zimbábue, Argentina, Ilha de Guadalupe, Peru, Espanha, França e Portugal. O VIVADANÇA se torna um festival híbrido, no trânsito entre o presencial e as plataformas digitais.

O palco de abertura deste ano é num dos mais importantes patrimônios culturais do Brasil: o Teatro Vila Velha. Na sexta-feira (29/04), às 18 horas, o VIVADANÇA estreia no Vila com a exibição presencial de “Somewhere at the Beginning”, espetáculo solo em que a aclamada dançarina e coreógrafa senegalesa Germaine Acogny – “a pioneira da dança africana contemporânea e premiada pelo Festival de Veneza com o Leão de Ouro pelo conjunto da obra – se reconcilia com o seu próprio passado, as raízes que são os pontos de partida para toda a vida, encarnada nas figuras arcaicas que a acompanham. Tendo saído da África, vivido exilada na Europa e retornado à sua terra natal, a obra de Acogny é também um diálogo entre o Ocidente e o continente africano, sobre a busca de uma identidade que nunca é algo concedido ou adquirido. O diretor franco-alemão Mikaël Serre optou por expressar esse jogo de memória com uma intimidade destinada a evitar as simplificações exageradas da ideologia”. No mesmo dia, a obra de Acogny terá também uma sessão on-line, às 20 horas, no palco virtual Stage Pluss.

Completando a programação de abertura, o VIVADANÇA Festival Internacional também celebra seus 15 anos com a Exposição VIVADANÇA, em que apresenta uma releitura criativa e inspiradora da identidade visual de edições anteriores do festival, concebida pelo multiartista baiano Pedro Gaudenz, a partir de fotografias de João Milet Meirelles, Márcio Lima e Tiago Lima. A exposição reúne 12 totens com imagens e informações preciosas da história do festival, sua expansão e rotas, evidenciando o movimento contínuo de troca com os quatro cantos do mundo, onde a Dança é grande estrela. Em parceria com o Shopping da Bahia desde 2015, a Exposição VIVADANÇA é uma ação importante que une arte e mercado, trazendo dança para inspiração do público que transita pelos seus espaços no dia a dia de trabalho ou lazer. A curadoria é da coreógrafa e diretora-geral do festival, Cristina Castro.

“O festival Vivadança marca seus 15 anos de ação contínua colocando a Bahia na rota internacional da Dança e consolidando-se como evento calendarizado. O trabalho de conexão e intercâmbio internacional foi sendo construído passo a passo tornando-se ação de destaque. Esse trabalho de criação de laços culturais é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Criamos pontes, levamos e trazemos conhecimento e oportunidades fomentando o mercado cultural”, avalia Cristina Castro, diretora-geral do VIVADANÇA. Nessa trajetória, acumulamos a participação de artistas de 56 países de todos os continentes do mundo, apresentações de 248 espetáculos nacionais e internacionais, 105 conteúdos virtuais de dança, entre documentários, videodança e filmes, 12 batalhas de break, 06 residências artísticas internacionais, 155 oficinas e workshops e 12 exposições, contabiliza Cristina Castro, diretora-geral do VIVADANÇA.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading