O ex-presidente dos EUA Donald Trump alertou que a Terceira Guerra Mundial poderia começar, a menos que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia termine rapidamente com um acordo de paz.
“E agora temos uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia com potencialmente centenas de milhares de pessoas morrendo”, disse Trump durante um comício neste sábado (08/10/2022) em Minden, no estado de Nevada.
“Devemos exigir a negociação imediata de um fim pacífico para a guerra na Ucrânia, ou vamos acabar na Terceira Guerra Mundial e não restará nada do nosso planeta”, afirmou ele, criticando as “pessoas estúpidas” na administração Biden.
Trump tem dito em várias ocasiões que o conflito na Ucrânia não teria acontecido se ele tivesse sido reeleito em 2020.
Na terça-feira (4), o presidente ucraniano Vladimir Zelensky assinou um decreto para a implementação da decisão do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia sobre a impossibilidade de realizar negociações com o presidente russo Vladimir Putin. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou esperará por uma mudança na posição sobre as negociações do atual presidente ucraniano ou de seu sucessor.
Em seu recente discurso, o presidente Vladimir Putin disse que o Ocidente ultrapassou todos os limites em sua política antirrussa, bem como em suas constantes ameaças ao país. Agora, como enfatizou o líder russo, tem sido usada a chantagem nuclear.
Paz duradoura na Europa só pode ser alcançada com a participação da Rússia, diz ex-canceler Angela Merkel
A paz duradoura na Europa só pode ser alcançada se a Rússia participar desse processo, disse a ex-chanceler alemã Angela Merkel na noite de quinta-feira (6).
Merkel disse em uma cerimônia que marca o 77º aniversário do jornal Suddeutsche Zeitung em Munique que essa paz duradoura e sustentável na Europa só pode ser alcançada com o envolvimento e “participação da Rússia”.
“Enquanto não tivermos realmente alcançado isso, a Guerra Fria não acabou de verdade”, disse Merkel à agência alemã Stern.
A ex-chanceler da Alemanha reiterou seu apelo a outros países para que levem as declarações de Moscou “a sério e não as classifiquem como um blefe”.
Merkel havia dito anteriormente que era necessário trabalhar na arquitetura de segurança pan-europeia com a participação da Rússia no futuro.
Apesar de a Alemanha ter colocado um freio na assistência militar à Ucrânia, o país aderiu ao boicote à Rússia promovido pela União Europeia.
Zelensky prega ataque à Rússia
O porta-voz presidencial da Rússia, Dmitry Peskov, disse nesta quinta-feira (6) que a comunidade internacional precisa prestar atenção e reagir às declarações do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, pedindo “ataques preventivos” contra a Rússia. De acordo com ele, o chefe ucraniano tem a intenção de começar a Terceira Guerra Mundial.
A Rússia já declarou em diversas ocasiões que não tem planos de desencadear uma guerra nuclear, tampouco de usar armas nucleares táticas durante a operação militar especial nas fronteiras russas.
*Com informações da Sputnik Brasil.










