A Universidade Estadual de Feira de Santana e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) firmaram, na noite de quarta-feira (18/07/2007), compromisso que atende a uma antiga reivindicação da comunidade. Convênio assinado pelas Instituições, respectivamente através do reitor José Carlos Barreto de Santana e da diretora-geral Gisele Nussbaumer, prevê a recuperação da parte física do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), em especial a parte que envolve o Restaurante Carro-de-Boi e a Boate Jerimum. O prazo estimado para alocação de recursos é de um ano.
Durante a solenidade de assinatura do convênio, realizada no próprio CCAAm, o reitor José Carlos Barreto afirmou que a Uefs compromete-se a manter a unidade em funcionamento, como pleiteou a Funceb, mas sem abrir mão do compromisso do Governo do Estado de recuperar o espaço físico. O Restaurante Carro-de-Boi e a Boate Jerimum, construídas com “arquitetura singular, de autoria do saudoso feirense Amélio Amorim, fazem parte do imaginário não apenas da população do município, mas de toda a região”.
A referência foi feita em função da localização do Centro de Cultura Amélio Amorim, situado às margens de uma das principais avenidas de Feira de Santana, a Presidente Dutra, via de acesso a importantes rodovias, como as BRs 324, 116 e 101. Para a diretora-geral da Funceb, Gisele Nussbaumer, o convênio garante o funcionamento do Centro de Cultura Amélio Amorim, com ações voltadas para o fomento à produção e difusão culturais. “A Secretaria de Cultura do Estado, afirmou, está empenhada na alocação dos recursos, além de incluir o Amélio no roteiro de atividades e projetos culturais”.
A solenidade de assinatura do convênio contou com a participação do vice-reitor da Uefs, Washington Almeida Moura, e da museóloga Selma Soares Oliveira, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), entidade que continua na gerência do Amélio Amorim. Dentre os representantes da comunidade externa, a viúva do arquiteto Amélio Amorim, Irma Amorim, os deputados Colbert Martins Filho (federal) e José Cerqueira Neto (estadual), artistas e servidores da Universidade
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




