Números recentes da OMT mostram recuperação do setor depois de período negativo devido à crise financeira e ao surto de gripe A (H1N1).
O mercado de turismo mundial começa a dar sinais de recuperação para 2010. Com base em dados de viagens e outros indicadores, a Organização Mundial do Turismo, OMT, aposta na retomada da confiança no setor.
A previsão otimista da organização chega, principalmente, depois de análise dos números preliminares do turismo internacional dos meses de julho e agosto deste ano.
Recuperação
A perspectiva de recuperação surge após o desempenho negativo registrado a partir do segundo semestre de 2008, com a crise financeira mundial e o temor de propagação da gripe A (H1N1).
De acordo com a OMT, as chegadas de turistas internacionais no mundo caíram 7% no período entre janeiro e julho de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Mas, os números apresentaram melhora, nos meses de julho e agosto deste ano, apontando para uma recuperação mais significativa em 2010.
Para o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, há sinais claros de retomada da confiança no mercado e de crescimento das viagens de negócios e de lazer.
Cautela
Outros indicadores da indústria de transporte aéreo e de hospedagem confirmam a tendência positiva de virada do turismo no mundo.
Mas, apesar dos dados animadores, o clima ainda deve ser de cautela.
A Organização Mundial do Turismo adverte que as condições econômicas e as incertezas trazidas pela gripe A (H1N1) ainda devem afetar negativamente o turismo, pelo menos, a curto prazo.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




