
Um dos principais patrimônios naturais de Irará, a Lagoa da Madalena, vai ser inteiramente revitalizado a partir de um convênio entre o Ministério da Integração Nacional e a Prefeitura do município, localizado a 137Km de Salvador. Em visita à cidade, o ministro Geddel Vieira Lima autorizou a elaboração do convênio que prevê a total despoluição da lagoa e criticou o Governo do Estado por criar dificuldades para conceder a licença ambiental necessária às obras.
“Eu não entendo como esse governo age. Como atrasar a concessão de uma licença ambiental para uma obra que visa corrigir, melhorar o meio ambiente degradado?”, questionou o ministro
A revitalização da Lagoa da Madalena é uma luta de mais de 20 anos da população de Irará, mobilizando entidades ambientais e comunitárias. Além da demora para a concessão da licença ambiental, a obra enfrentava também outro obstáculo: a inadimplência do município, herdada pelo atual prefeito das administrações anteriores.
“Depois de muita luta conseguimos firmar o convênio da Lagoa da Madalena. Não por falta de interesse da Prefeitura ou por parte do Ministério, mas porque encontramos o nosso município inadimplente e só agora nos meados de novembro é que conseguimos, graças a uma liminar na Justiça, colocar Irará no caminho do desenvolvimento”, disse o prefeito Derivaldo Pinto (PSB).
Acompanhando pelo prefeito, o ministro Geddel Vieira Lima visitou a Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro, uma das principais instituições culturais de Irará. No encontro com os músicos ele ouviu a solicitação para que o Ministério da Integração viabilize outra obra importante reivindicada pela população irarense: a implantação do sistema de saneamento básico na sede municipal, uma das várias solicitações apresentadas ao governador Jaques Wagner e não atendidas.
“É uma vergonha que um município com mais de 25 mil habitantes, sendo quase oito mil na zona urbana, viva na base da fossa. Mas, com certeza, com a ajuda do nosso ministro Irará terá em breve um sistema de esgotamento sanitário”, ressaltou o prefeito, agradecendo ao ministro o seu empenho em trabalhar pela Bahia.
O ministro voltou a criticar a inércia do Governo do Estado em solucionar os problemas sociais enfrentados pela população baiana: “A Bahia quer mais e pode ter mais. Porque o Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, que não são do PT estão tendo mais? Porque até estados governados pela oposição, inclusive São Paulo, estão tendo mais?”, indagou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




