A casa grande do Engenho Freguesia, que desde 1970 abriga o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, terá suas obras emergenciais de estabilização concluídas em março de 2010. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1944, o imóvel está localizado às margens da Baía de Todos os Santos, em frente à Ilha de Maré, no município de Candeias.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral do IPAC, arquiteto Frederico Mendonça, após vistoria em dezembro de 2009. Segundo ele, a edificação possui valor arquitetônico singular, com quatro pisos, capela, cozinha com coifas portuguesas e um raro modelo de construção em torno de dois pátios internos, característica rara no Brasil.
As obras são financiadas com recursos de R$ 500 mil da Petrobras, via convênio firmado com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex) e administradas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado.
O investimento já permitiu a recuperação de telhados e pisos, além da descupinização das madeiras e da implantação de drenagem no entorno. A execução conta com engenheiros, pedreiros e marceneiros contratados, além da participação de trabalhadores locais, como forma de integrar a comunidade ao processo de restauração.
Projeto de restauração integral
O projeto de recuperação total, que envolve a casa grande, a capela e a antiga fábrica, está orçado em R$ 5,6 milhões e aprovado pela Lei Rouanet, estando apto a receber patrocínios via mecenato. A proposta prevê a adaptação do conjunto arquitetônico para novos usos, incluindo espaços de memória e atividades educativas, integrando a política pública de salvaguarda do patrimônio histórico da Bahia.
Enquanto isso, o museu permanece fechado ao público, com o acervo temporariamente transferido para outros equipamentos do IPAC. A expectativa é que novas diretrizes de utilização sejam anunciadas até meados de 2010, transformando o espaço em centro de múltiplas atividades culturais e de pesquisa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




