Com o objetivo de reduzir o elevado número de homicídios em Feira de Santana e região o Movpaz e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) intensificam a Campanha de Desarmamento, através do plano de ações integradas.
A iniciativa, que será apresentada a partir das 10 horas desta quarta-feira (15/12/2010), em reunião no auditório do Batalhão de Polícia Militar, conta com a parceria da Prefeitura municipal de Feira de Santana, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).
O plano compreende, além de ações técnicas e intensas, mobilizações com a participação da sociedade feirense. Com ele, a Campanha pretende ainda fortalecer o Estatuto do Desarmamento, lei que regulamenta o uso da arma de fogo e constitui poderosa ferramenta para redução de violências no Brasil.
Baseado em cálculos da PM e do MovPaz, o coordenador da Ong, Clóvis Nunes informa que de janeiro a dezembro de 2010 foram registrados 384 assassinatos por arma de fogo em Feira de Santana; um índice de 69 homicídios por 100 mil habitantes. O dado negativo enquadra o município entre os mais violentos do Brasil, com população acima de 300 mil habitantes.
Nunes também informa que a ONU considera a taxa máxima tolerável de 10 mortes no universo de 100 mil habitantes e que acima desse índice já se considera uma epidemia. A taxa média anual do Brasil é de 25 mortes por 100 mil habitantes. “A Taxa de homicídios em Feira de Santana em 2010 é alarmante, a maior de todos os tempos”, alerta.
*Com informações da MovPaz
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




