Os cientistas conseguiram construir uma câmera digital que pode ser flexionado para focar a imagem, permitindo seu uso com lentes simples de um único elemento. Pesquisadores da Northwestern University e da University of Illinois criou uma matriz de 16 x 16 pixel sobre um suporte elastoméricas que podem ser distorcidas corretamente o foco da imagem de uma lente simples. Em um artigo a ser publicado nas Atas da Academia Nacional das Ciências (PNAS), eles combinam isso com um elemento único, lentes ajustáveis para fornecer uma câmera com lentes muito simples capaz de zoom. A tecnologia poderá eventualmente fornecer imagens de qualidade de estúdio “de câmeras de celulares, um dos investigadores da ligação diz.
Na construção da lente presente, eo projeto é muito complicado pela necessidade de projetar uma imagem de superfície plana na superfície normalmente lisa de um sensor – simples, as lentes de um único elemento do projeto superfícies imagem não planos (o chamado superfícies Petzval). Com este último trabalho, os cientistas mostraram com sucesso a capacidade de ajustar sua superfície sensor para combinar a curvatura da superfície da imagem que está sendo projetado por uma igualmente ajustável da lente, cheio de líquido.
No seu documento, a equipe, liderada pelo professor Yonggang Huang, da Northwestern University, Illinois e professor John Rogers, da University of Illinois, dizer: “Este tipo de tecnologia poderia ser útil para visão noturna, vigilância, imagem endoscópica, e outras áreas que exigem câmeras compactas com zoom óptico simples e campos de grande angular de vista. ”
Embora não isenta de problemas, ele está confiante de que a tecnologia poderia ser aplicada a dispositivos comerciais: “Sentimos que as técnicas de fabricação são escaláveis, porque construir em projetos detector convencionais de silício. Uma quantidade substancial de esforço de engenharia é necessário, no entanto, para levar os aparelhos que temos agora (algumas centenas de pixels) e escala-los em algo comercialmente mais relevantes (alguns milhões de pixels).
Ele diz que esses dispositivos são “alguns anos fora ‘, mas já existe uma empresa ( MC10 ) olhando para licenciar e comercializar a tecnologia.
O jornal ‘dinamicamente ajustável olho da câmera hemisférico sistema eletrônico com capacidade de zoom ajustável ” foi publicado na PNAS em 17 de janeiro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




