
Por seu sabor e alto valor nutritivo, a banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros e, no país, o estado da Bahia é o maior produtor, com área plantada de mais de 90 mil hectares. Para atender aos produtores de banana, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), vem atuando nas diversas regiões produtoras, não só prestando assistência técnica, como orientando sobre a necessidade da utilização de variedades resistentes à sigatoka-negra – uma doença que vem se alastrando por todo o país, dizimando os bananais.
A empresa vem instalando unidades de demonstração (UDs), com a variedade geneticamente melhorada (FHIA 18), originária de Honduras, conhecida pela sua resistência à doença.
No município de Novo Horizonte, o escritório da EBDA implantou em 2010 uma unidade demonstrativa, com a FHIA 18, na Fazenda Mutuca. De Nilson José de Macedo, a fazenda fica no distrito de Brejo Luiza de Brito e na área todas as recomendações e orientações dadas pelos técnicos foram seguidas quanto aos tratos culturais, espaçamento, adubação e irrigação.
Segundo Humberto Carvalho, técnico da EBDA, uma das principais recomendações é quanto ao cultivo em solos de fertilidade média/alta profundos, para que os atributos de resistência da planta às doenças possam se expressar em toda a sua potencialidade.
Hoje, com o mercado da banana em expansão, o agricultor já está comercializando o fruto, resultado do experimento. “Depois da banana FHIA 18, está faltando banana e sobrando comprador”, disse Nilson. Por causa da alta aceitação do mercado, ele afirmou que pretende expandir a sua área plantada, que hoje é de um hectare.
FHIA 18
A variedade é resistente à sigatoka-negra, doença causada por um fungo, que entrou no Brasil através da Amazônia, em 1998, e já alcançou os estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Além de ser resistente à doença, a FHIA 18 possui características próprias para a região, como porte médio e elevado índice de produtividade, e pode alcançar até 60 toneladas por hectare plantado.
Há cinco meses, o feirante Joaquim José da Silva compra banana da fazenda de Nilson e destacou que a procura pela FHIA 18 é muito grande. “Quem já experimentou esta banana, não quer saber de outra”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




