O plenarinho da Assembleia Legislativa (AL) foi palco para o “Seminário 10 Anos do Estatuto das Cidades. Balanços e Desafios para o Direito à Cidade”, nesta quinta-feira (09/08/2011). No evento, que teve a participação da deputada estadual Graça Pimenta (PR), a criação das Regiões Metropolitanas foi bastante debatida.
“Este é um assunto de grande importância para a sociedade feirense, uma vez que temos discutido na AL sobre a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana”, disse Graça Pimenta.
Conforme a representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) e palestrante no evento, Graça Torreão, os avanços da modernidade implicam em novas análises sobre o tema. “O avanço da sociedade requer reflexão sobre o papel do cidadão na sociedade e sobre o conceito de metrópole”, declarou Torreão.
A criação das Regiões Metropolitanas pressupõe que haja uma cidade núcleo, com centralização de poder político e econômico. Entre a Sedur e a Al, existem sete projetos de criações de tais espaços metropolitanos na Bahia.
No Brasil existem 36 Regiões Metropolitanas, sendo que vinte delas possuem mais de 1 milhão de habitantes; dez possuem entre 500 mil e 1 milhão; e seis possuem menos de 500 mil. O estado brasileiro com maior número de Regiões Metropolitanas é Santana Catarina, com oito dessas regiões.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




