Na tentativa de superar o impasse criado pelo governo, com a retirada da sua proposta da Mesa de Negociação no dia (27/05/2011), os Reitores das Universidades Estaduais da Bahia formularam uma proposta de negociação e apresentaram ao governo e aos professores. Após reuniões com ambas as partes e a concordância de que a nova proposta poderia ser tomada como ponto de partida para reiniciar as negociações, o governo marcou uma reunião com as Associações Docentes para a próxima segunda (06), às 17h, na Secretaria de Educação.
A confirmação desta reunião ocorreu no final da tarde de ontem (3), durante encontro com o Secretário de Administração, Manoel Vitório. Na Mesa de Negociação também será definido um calendário de discussão sobre o Decreto 12.583/11. O resultado desta rodada será submetido às assembléias de professores nas quatro Universidades, quando será avaliado o término ou não da greve que já completa dois meses. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) a assembleia já está marcada para terça (07), às 14h, no Anfiteatro, módulo 2.
Na proposta formulada pelos reitores, construída a partir de possibilidades já pensadas pelos professores e pelo governo, estaria garantida a incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) até 2014, sendo distribuída em quatro parcelas de 8% nos meses de março e outubro, em 2011 e 2012. Neste caso, os professores e o governo voltam a negociar índices e prazos do restante da incorporação em janeiro de 2013. Assim, seria incorporado em torno de 51% da CET e estaria mantida a restrição a novos ganhos reais de salários para os professores durante o período de 2011 a 2012.
Na avaliação do Comando de Greve da UEFS, este recuo do governo deveu-se à dimensão assumida pela greve, particularmente com a ocupação da Assembleia Legislativa. “A expectativa é que durante a negociação da segunda (6), possa ocorrer algum avanço que melhore as condições finais dos termos do acordo em relação aos índices de incorporação e na abordagem de soluções efetivas para os efeitos do Decreto quanto aos direitos dos docentes e a autonomia de gestão financeira nas Universidades”, afirma o coordenador da Associação dos Docentes da UEFS, Gean Santana.
Zé Neto e Marcelo Nilo intermedeiam negociações com o movimento grevista.
Reunião tenta por fim à greve nas Universidades Estaduais, que prejudica a comunidade acadêmica
Na manhã desta sexta-feira (3), após relançamento da BahiaFarma, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os deputados Zé Neto (PT), líder do Governo, e Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, dialogaram em frente da Flem com professores, estudantes e funcionários das Universidades Estaduais, que há quase uma semana estão acampados na Casa Legislativa.
Após conversa, os parlamentares garantiram uma nova reunião para tratar dos impasses que mantém a greve, às 18h desta sexta, na Governadoria, localizada no CAB. A idéia da reunião é apreciar o resultado e debater a preposição encaminhada ontem ao Fórum de Reitores das Universidades Estaduais, decidindo se a mesma será acatada ou não pelos grevistas.
“Tenho feito o possível para que as negociações com as universidades continuem. Vamos torcer para que hoje no final da tarde tenhamos êxito”, comentou Zé Neto, segundo o qual a Bancada Governista não tem medido esforços para que as negociações aconteçam e haja solução para o impasse que mantém a greve das universidades estaduais, iniciadas em 26 de abril.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




