Em resposta às reivindicações da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de sindicatos da categoria, senadores defenderam nesta quarta-feira (15/06/2011), a votação em Plenário da proposta de emenda à Constituição que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, informa a Agência Senado.
De acordo com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator da proposta, é necessário corrigir a “situação de dificuldade” criada para a categoria dos jornalistas pela decisão do Supremo.
Após dois anos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), completados nesta sexta-feira, 17 de junho, duas emendas constitucionais, PEC 33/09 no Senado e PEC 386/09 na Câmara dos Deputados, tramitam pela retomada da obrigatoriedade do diploma, sem decisão até o momento.
Entidades de classe se articulam para pressionar o legislativo nacional a reaprovar a extinta exigência. A Fenaj organizou, no final de março, uma caravana à Brasília para conseguir adesão dos parlamentares às Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que tratam do tema e agora pede o apoio da população em abaixo assinado.
*Com informação de Natalia Mazotte do Knight Center.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




