César Borges (PR), que era o governador da Bahia na greve da Polícia Militar em 2001, falou sobre a experiência de 11 anos atrás e sobre o que, segundo ele, o governador Jaques Wagner (PT) precisa fazer para resolver os problemas da segurança pública.
“Muitas vezes, ao governante é dada a informação de que está tudo bem, e que há controle da situação. E, muitas vezes, não é isso, há insatisfação na tropa, e você tende a achar que a situação está sob controle.”
“Os partidos queriam o desgaste do governo. Mostramos à população que era preciso ter o governo perto das ações da PM.”
“Demorei de perceber que a saída era negociar. Quando houve a segunda tentativa, perto do carnaval, agimos rapidamente para debelar.”
O dia de terror na greve em 2001
“Foi uma quinta terrível, houve arrastões. Tivemos o apoio do exército, mas isso não acabou com a greve. A greve só foi acabar quando os policiais refletiram que precisavam trabalhar pra acabar a greve, e o governo negociou com os grevistas.”
Greve de 2012
“Para enfrentar um problema como esse, é preciso equilíbrio, calma e olhar com clareza os fatos.”
“O que vale é preservar a segurança do cidadão, trazer clima de paz e tranquilidade. Não vai ser invadindo a Assembleia, dando tiros com balas de borracha. Você pode até anistiar [os PMs grevistas], mas depois fica um clima de insatisfação, e que depois vai se refletir no trabalho. E já vivemos um clima de tensão.”
“Ficou a frustração daqueles que imaginaram que as promessas da campanha de 2006 iriam ser realizadas. Houve uma série de negociações, mas a situação era de insatisfação.”
“Ou negocia, ou vamos ter derramamento de sangue. Jornais e TVs só falam da crise na Bahia. Imagine como vai ser o nosso Carnaval”
*Com informação : rádio Metropóle
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




