Gujão Alimentos integra o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal na Bahia

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), continua avançando no Estado. Por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, a Gujão Alimentos, um dos maiores abatedouros avícolas baiano, passa a integrar o Sisbi. Este é o segundo empreendimento do segmento de aves a fazer parte do sistema brasileiro de inspeção na Bahia que conta com oito estabelecimentos com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E).

A Bahia está entre os três primeiros Estados do país a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, seguido de Minas Gerais e Paraná. Esse sistema permite aos serviços de Inspeção Estadual e Municipal a equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.), ampliando o comércio interestadual de produtos de origem animal da Bahia nas diversas escalas de produção em todo o Brasil.

Para garantir o ingresso da Gujão ao Sisbi a Adab realizou auditorias no estabelecimento, avaliando procedimentos de serviço, documentos e planilhas. Também foram realizados treinamentos com o quadro funcional, bem como cursos em parceria com o Ministério da Agricultura com o propósito de harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção. “Com a adesão das empresas ao Sisbi, o consumidor final tem a garantia da segurança alimentar com produtos saudáveis e de qualidade em sua mesa”, explicou o secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, durante a entrega do certificado aos diretores da Gujão Alimentos.

A Adab tem recebido solicitações de indústrias baianas para ingressar neste sistema. “Isso demonstra o entendimento de toda a cadeia produtiva em trazer benefícios ao setor, em oferecer um produto de qualidade à população, buscando novos mercados e colocando a Bahia em condições de competitividade em todas as Unidades da Federação”, acrescentou o diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, esclarecendo que os estabelecimentos auditados ganham com a possibilidade de ampliação do mercado, o município gera mais emprego e renda e o consumidor tem um alimento mais seguro à mesa.

Outro fator determinante para o ingresso dos abatedouros de aves ao Sisbi é a defesa sanitária animal desenvolvida pela Adab. Desde dezembro do ano passado a Bahia possui a classificação no grupo “B” na área de sanidade avícola e a certificação dos plantéis baianos como livres das doenças de Newcastle e Influenza Aviária. Além disso, o Estado possui cadastro georreferenciado de aves de subsistência em torno de matrizeiros, sítios de invernada e aves de subsistência nos assentamentos. “Todos os procedimentos de defesa contribuem para a segurança e o desenvolvimento da atividade que, com a garantia da sanidade, podem ser comercializados no mundo todo”, finalizou Paulo Emílio.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading