Deputado Luciano Simões denuncia irregularidade em edital do governo Jaques Wagner

Segundo Luciano Simões, um aviso de seleção pública pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) credencia ONGs e associações estaduais para proceder obras e serviços de combate à seca.
Segundo Luciano Simões, um aviso de seleção pública pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) credencia ONGs e associações estaduais para proceder obras e serviços de combate à seca.

Os repasses do Governo do Estado para Organizações Não Governamentais (ONGs), em sua maioria no período eleitoral, com soma estimada em R$1,2 bilhão, continuam sendo apurados pelo líder do PMDB/DEM na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Simões. Depois da tentativa de instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CPI) na Casa, o parlamentar agora chama a atenção para uma publicação no Diário Oficial do Estado.

Segundo Simões, um aviso de seleção pública pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) credencia ONGs e associações estaduais para proceder obras e serviços de combate à seca. No entanto, o deputado explica que tais ações são de competência das Companhias de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e das prefeituras municipais. “Não é correto o procedimento do governo nesses termos. Creio que as associações e as ONGs tenham outras finalidades, mas jamais a de construção. Temos a Sucab, que é um órgão na estrutura governamental que tem a competência de construir, a Cerb, a Secretaria de Infraestrutura e as prefeituras, que poderão receber recursos conveniados e executar suas obras. O governo, mais uma vez, comete essa gafe para que os recursos sejam novamente desviados próximos às eleições”, afirma o peemedebista.

Para ele, o edital publicado no Diário Oficial demonstra a fraqueza administrativa do governo. “Isso é uma verdadeira aberração. Temos um órgão como a Sucab, que cuida das edificações públicas, e vem o governo credenciar a Sudic, através de licitação, que é um órgão cujo estatuto tem como finalidade trazer para o Estado a indústria e construir galpões. Esse órgão é credenciado, creio eu, de forma incompetente para a construção de módulos policiais na capital de Salvador. Realmente o governo não tem planejamento, mas sim essa grande falha de não trazer projetos para os baianos”, disparou Luciano Simões.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading