
Com um café da manhã para profissionais de imprensa, o Centro Universitário de Cultura e Arte fez o lançamento da sexta edição do Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana, em Feira de Santana. A apresentação, realizada no foyer do Teatro do Cuca, contou com distribuição de mídia e exibição de vídeo com imagens dos cinco primeiros desfiles do Bando Anunciador.
Este ano, o Bando vai às ruas no dia 8 de julho, novamente num domingo, com saída às 7h da rua Conselheiro Franco, em frente ao Cuca. O cortejo sairá em direção à praça Froes da Motta, retornando pela rua Tertuliano Carneiro, praça da Bandeira, rua Marechal Deodoro, com apoteose no tradicional Beco do Mocó e na praça da Catedral Matriz.
A diretora do Cuca, Celismara Gomes, disse que este ano haverá novidades como o encontro de charangas no final do cortejo, com entoação do Hino de Senhora Santana e apresentação de canções populares. No café da manhã desta quinta-feira, os presentes assistiram uma prévia, com apresentação da Charanga Furiosos, do bairro Feira 10, comandada pelo mestre Roque Marques.
Dentro das atividades de preparação para o desfile, na próxima quinta-feira (05/07/2012), às 19h, no Cuca, será realizada mesa redonda com personalidades que abordarão fatos históricos e a importância cultural do Bando Anunciador. Confirmaram presença a professora Ana Rita Neves, o jornalista e publicitário Zé Coió e o foto-jornalista Reginaldo Tracajá. Também haverá a escolha da Rainha do Bando e a exposição “O Bando Anunciador – Registro Iconográfico 2011”, com fotografias de Beto Souza, George Lima, Juraci Dórea, Tomaz Coelho e de membros do Clube de Fotografia Gerson Bullos.
Resgate
O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana foi executado pela primeira vez em 2007 numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), à qual está vinculado o Cuca. O objetivo foi resgatar uma das principais festas populares que, durante décadas, atraiu milhares de pessoas ocupando as largas ruas centrais de Feira de Santana com cortejos diversificados. Era a parte profana que antecipava as comemorações e homenagens a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana. Em 2007, a festa foi extinta “por decreto”, de forma unilateral, de segmentos da Igreja Católica.
Além da saudade, a decisão deixou indignadas pessoas de praticamente todos os bairros de Feira de Santana que até então, a cada ano, praticamente não dormiam para sair fantasiadas ainda na madrugada, com bandas, agogôs e charangas. Eram as diversas tribos do Bando Anunciador, numa festa que mesclava folia e disputa pela apresentação de melhores fantasias, animação, toques de instrumentos de afoxés num sincretismo característico dos festejos populares de rua da Bahia.
A partir da iniciativa de pessoas que participaram ativamente do Bando Anunciador, foram convocadas representações da comunidade que decidiram pelo retorno da festa, o que é feito ininterruptamente desde 2007, a cada edição com um número maior de participantes.
A apresentação à imprensa desta quinta-feira contou com a presença do reitor da Uefs, José Carlos Barreto, e da ex-diretora do Cuca, Selma Oliveira, dois dos idealizadores do Projeto Bando Anunciador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




