A Embrapa Mandioca e Fruticultura, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançará no dia 23 de outubro de 2016 a nova cultivar de bananeira ‘BRS Platina’. O lançamento ocorrerá durante o XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A cultivar ‘BRS Platina’ é do tipo Prata e apresenta resistência à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá, doenças que afetam significativamente a produção de bananas.
Segundo Edson Perito Amorim, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético de bananeira da Embrapa, a resistência a essas doenças foi a principal preocupação da equipe de pesquisa.
Ele explica que a ‘BRS Platina’ foi desenvolvida para atender à demanda por frutos do tipo Prata em regiões onde o mal-do-Panamá é prevalente, uma vez que essa doença limita a produção da cultivar ‘Prata Anã’.
A nova variedade tem características semelhantes à ‘Prata Anã’ em termos de desenvolvimento, rendimento e características dos frutos, que devem ser consumidos com a casca um pouco mais verde, similarmente às variedades do subgrupo Cavendish.
“A análise sensorial é uma etapa fundamental na finalização de uma cultivar, uma vez que os frutos são consumidos e avaliados quanto a uma série de parâmetros de qualidade, como sabor e aspecto visual”, explica Amorim.
Testes Sensoriais da BRS Platina
A ‘BRS Platina’ foi submetida a análises sensoriais junto ao público desde 2011. A primeira dessas análises ocorreu durante o Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos, em Salvador, Bahia, com a realização de 200 análises diárias.
Ronielli Reis, pesquisadora do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Mandioca e Fruticultura, destaca a importância dessas análises para a finalização da cultivar, pois permitem avaliar aspectos como sabor e aparência visual dos frutos.
Outras análises foram realizadas em 2012 no Show Rural Coopavel, em Londrina, Paraná, e na Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, em Mossoró, Rio Grande do Norte. Os resultados indicam alta aceitação dos consumidores para a ‘BRS Platina’.
“O teste de aceitação no ProMusa foi de grande importância. Tratava-se de um público diferenciado, de todo o mundo, que conhecia a cultura da bananeira e tinha interesse em contribuir, dando suas opiniões”, completa Ronielli Reis, pesquisadora do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Mandioca e Fruticultura que coordenou as análises com Catie Godoy, da Embrapa Florestas (Colombo, PR).
O desenvolvimento da nova cultivar contou com a colaboração da Unidade Regional Norte de Minas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
O programa de melhoramento genético da bananeira da Embrapa Mandioca e Fruticultura teve início em 1976 com a criação de um banco ativo de germoplasma e, desde então, recomendou diversas cultivares com resistência a doenças e boas características agronômicas, incluindo as populares ‘Prata Anã’ e ‘Pacovan’.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




