Em Salvador, durante reunião com a PGR, entidades repudiam projeto de ampliação aeroportuária afirmando que ampliação destrói cerca de 80% do ecossistema de dunas

Na tarde desta quarta-feira (12/12/2012), entidades e representantes da sociedade civil organizada que são contra o projeto de ampliação aeroportuária da Infraero se reuniram com a Procuradora Caroline Rocha Queiroz. A reunião aconteceu no edifício-sede da Procuradoria Geral da República, localizado no bairro do Doron, em Salvador, e teve como objetivo uma discussão sobre o inquérito civil que investiga o projeto.

Estiveram presentes representantes da Universidade Livre das Dunas – UNIDUNAS, da Associação de Moradores da Praia do Flamengo – AMPLA, do Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté e o Cônsul Honorário da Bélgica em Salvador.

Na oportunidade, os participantes trocaram informações sobre o caso. O presidente da UNIDUNAS Jorge Santana ressaltou que os ambientalistas estão preocupados com as últimas afirmações de representantes da Infraero sobre a construção da nova pista do aeroporto soteropolitano. “Nos posicionamos contra o projeto de ampliação atual, pois vai destruir cerca de 80% do último remanescente urbano de dunas, lagoas e restinga do país”, afirmou Santana.

Segundo a presidente da AMPLA, Ana Cláudia Fatzaun, a Associação e os moradores também são contra o projeto. Fatzaun cita alguns problemas que os moradores terão com a construção da nova pista, que terá em uma de suas extremidades o bairro de Praias do Flamengo. “O barulho das aeronaves pousando e decolando, além da poluição, perderemos qualidade de vida. Por consequência, também teremos a desvalorização dos imóveis”, afirmou.

O grupo entregou à Procuradora uma moção de repúdio e folhas de um abaixo-assinado com assinaturas contra a destruição das dunas do Abaeté. Segundo Queiroz, o Instituto do Meio Ambiente e Recusos Hídricos – INEMA, ainda está analisando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) feito na área. “Estaremos acompanhando o caso”, pontua a Procuradora.

A próxima ação do grupo está agendada para o dia 18, onde se reunirão com o Secretário Estadual do Meio Ambiente Eugênio Spengler, para discutir sobre a o projeto de ampliação aeroportuária da Infraero.

ENTENDA O CASO

Em audiência no Ministério Público Estadual, no ano de 2004, A Infraero apresentou um projeto de ampliação aeroportuária que destruiria cerca de 80% do ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Abaeté. A UNIDUNAS, criadora do Parque das Dunas, sediado no bairro de Praias do Flamengo, atua há mais de 15 anos no local protegendo a área da especulação imobiliária, prática de off-road, retiradas da flora e fauna, promovendo educação ambiental através de trilhas guiadas no local.

A reunião aconteceu no edifício-sede da Procuradoria Geral da República.
A reunião aconteceu no edifício-sede da Procuradoria Geral da República.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading