A alternância de chuva e sol e as temperaturas mais altas que o normal no inverno deste ano tem contribuído para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. De janeiro até o final do mês de julho deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) contabilizou 73.269 casos de dengue na Bahia, 13,55% a mais do que o registrado no mesmo período de 2012.
O índice de infestação predial em Salvador, por exemplo, está indicando 4% em algumas regiões de alto risco. Vale ressaltar que esta percentagem não deve ultrapassar 1%. Já em Feira de Santana foram confirmados 1.826 casos de dengue clássica apenas no primeiro semestre de 2013 e notificados exatos 3.720 casos, além de quatro casos de dengue hemorrágica. Essas informações têm chamado a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PR). Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a parlamentar reforça à população a importância dos cuidados para combater a doença.
“Sabemos que a dengue é uma doença que pode matar! Por isso, todo cuidado é pouco na hora da prevenção, que deve acontecer durante o ano inteiro. Não permitir o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, caixas d’água e vasilhames já é um grande passo. As casas que possuem piscinas e que ficam em desuso durante o inverno também não podem ficar paradas; precisam de constante manutenção para não se tornarem um local de criação dos mosquitos. Além disso, evitar o acúmulo de lixo em terrenos baldios também contribui para a redução dos locais de infestação da doença. Vamos agir para evitar que o número de casos da doença aumente”, alerta Graça Pimenta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




