Em entrevista ao JGB, funcionários da Cepreng Engenharia falam sobre a qualidade das construções e a relação com a empresa

Residencial Verde Água, localizado em Feira de Santana, na Avenida Antônio Sérgio Carneiro, empreendimento construído pela Cepreng Engenharia.
Residencial Verde Água, localizado em Feira de Santana, na Avenida Antônio Sérgio Carneiro, empreendimento construído pela Cepreng Engenharia.
Rosenilson Macedo: "Qualidade é em primeiro lugar satisfação geral. Desde a empresa aos clientes, aos colaboradores, todos têm que ter essa satisfação. É o primeiro passo pra ter qualidade."
Rosenilson Macedo: “Qualidade é em primeiro lugar satisfação geral. Desde a empresa aos clientes, aos colaboradores, todos têm que ter essa satisfação. É o primeiro passo pra ter qualidade.”
Edvaldo Borges: “Minha função é mestre de obras. Comecei como pedreiro, subi para encarregado, hoje sou mestre de obras. Minha função, aqui, é botar a empresa pra crescer. Meu nível de satisfação é muito bom com a Cepreng.”
Edvaldo Borges: “Minha função é mestre de obras. Comecei como pedreiro, subi para encarregado, hoje sou mestre de obras. Minha função, aqui, é botar a empresa pra crescer. Meu nível de satisfação é muito bom com a Cepreng.”
José Railton: “Trabalho de carpinteiro pra mim é uma grande função. Estou muito satisfeito de trabalhar nessa área, e na Cepreng. Estou com 10 anos de empresa, e nunca quis trocar. Porque para mim é uma excelente empresa.”
José Railton: “Trabalho de carpinteiro pra mim é uma grande função. Estou muito satisfeito de trabalhar nessa área, e na Cepreng. Estou com 10 anos de empresa, e nunca quis trocar. Porque para mim é uma excelente empresa.”
Baixa rotatividade, bom nível de satisfação e direitos trabalhistas respeitados, Cepreng atua com estas práticas.
Baixa rotatividade, bom nível de satisfação e direitos trabalhistas respeitados, Cepreng atua com estas práticas.
Trabalhador utiliza equipamentos que conferem maior segurança. Na imagem, no alto do prédio, trabalhador da Cepreng é preso à linha de segurança.
Trabalhador utiliza equipamentos que conferem maior segurança. Na imagem, no alto do prédio, trabalhador da Cepreng é preso à linha de segurança.

Durante visita as obras do Residencial Verde Água, localizado em Feira de Santana, na Avenida Antônio Sérgio Carneiro, empreendimento construído pela Cepreng Engenharia e Premoldados Ltda., através do Programa Minha Casa Minha Vida, foram entrevistados funcionários que relataram a experiência de trabalhar na empresa e de que maneira isto se reflete na qualidade final do empreendimento.

O primeiro entrevistado foi o engenheiro civil de campo, Rosenilson Macedo, 35 anos. Ele comenta sobre as experiências profissionais anteriores, e como a Cepreng se diferencia no segmento de construção civil.

Rosenilson Macedo – Com relação às construtoras que eu já trabalhei, vejo na Cepreng uma preocupação muito grande com relação à qualidade e a satisfação do cliente. A diretoria sempre coloca isso, imprimi essa condição para gente de trabalhar, de se emprenhar o máximo para colocar essa qualidade, que é planejada, que deve sair do papel, e ser colocada na prática

JGB – E como é que você coloca essa qualidade em prática?

Rosenilson Macedo – Qualidade é em primeiro lugar satisfação geral. Desde a empresa aos clientes, aos colaboradores, todos têm que ter essa satisfação.  É o primeiro passo pra ter qualidade. A partir daí, com cada um tendo essa vontade, esse empenho a gente consegue colocar em prática o que está determinado nos projetos. Eles nos dizem como deve ser feito, e surgem a partir de estudos e as pesquisas.

JGB – A qualidade de uma obra também está ligada aos materiais. Vocês tem algum cuidado com relação a isso?

Rosenilson Macedo – Os materiais que nós usamos para os empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida são semelhantes aos que usamos em outras obras, são de primeira linha, a exemplo de produtos oriundos das empresas Siemens, Tigre, Amanco, Cerâmicas Portinari e Elizabete.

JGB – Como é a relação da empresa com o corpo funcional?

Rosenilson Macedo – A relação é a melhor possível. A empresa procura ouvir os colaboradores. Diariamente o diretor geral da empresa, Antônio Novais, visita os canteiros de obras e conversa como os trabalhadores. Isto o diferencia com relação a outros diretores com os quais tive a oportunidade de trabalhar. Ele anda no canteiro, conversa com o profissional, ele dá abertura ao colaborador de chegar até ele e fazer alguma colocação, uma observação, e ou expressar uma necessidade pessoal ou profissional.

JGB – Outro problema que tem ocorrido no segmento de construção civil é com relação ao cumprimento do cronograma de entrega de obras. Como avalia esta situação?

Rosenilson Macedo – Completei três anos de Cepreng, e dentro desse período participei da execução de quatro empreendimentos. Todos foram entregues no prazo, e em alguns casos conseguimos antecipar a entrega do prazo contratado.

Trabalhadores comentam

Edvaldo Borges atua há 10 anos na Cepreng Engenharia. Em depoimento, Borges declara:

“Minha função é mestre de obras. Comecei como pedreiro, subi pra encarregado, hoje sou mestre de obras. Minha função, aqui, é botar a empresa pra crescer. Meu nível de satisfação é muito bom com a Cepreng. Eu gosto muito de trabalhar aqui. Não só eu, como muitos amigos meus, que estão aqui dentro. O meu relacionamento com a direção da empresa é muito bom. Os meus colegas também tem boa relação com a administração da Cepreng. Todo mundo se dá bem com a empresa. Aqui, todo mundo conversa com todo mundo. O patrão sempre tá rente com a gente. ”

José Railton, 43 anos, está há 10 anos na Cepreng Engenharia, mas antes trabalhou em quatro outras empresas. Railton, explica que:

“Trabalho de carpinteiro pra mim é uma grande função. Estou muito satisfeito de trabalhar nessa área, e na Cepreng. Estou com 10 anos de empresa, e nunca quis trocar. Porque para mim é uma excelente empresa, paga em dias, dentro das normas, e nós temos nossos direitos reconhecidos. Eu fico satisfeito em trabalhar na Cepreng.”

O empreendimento e a empresa

O Residencial Verde Água está previsto para ser concluído na segunda quinzena de agosto. Ele é composto por 240 unidades residenciais, tipo vilage, e demandou recursos da ordem de R$ 13.680 milhões.

A Cepreng mantem um quadro técnico de XX pessoas, e 207 pessoas trabalham na obra como funcionários da empresa. Outros XX atuam em serviços especializados, na condição de terceirizados.

A Cepreng Engenharia e Premoldados Ltda. foi fundada a cerca de 20 anos pelo engenheiro civil Antônio Novais. Com sede em Feira de Santana, possuí foco no segmento de construção civil, com destaque para o Programa Minha Casa Minha Vida. Recentemente foram entregues os empreendimentos Residencial Vitória Régia,  Residence Quartier, Residence Acqua Ville, e o Residence Acqua Mater. A empresa também executa equipamentos premodados em concreto armado.

Confira imagens da reportagem


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading