MPF Bahia aciona a American World University por atuar sem autorização do MEC

Ministério Público Federal da Bahia.
Ministério Público Federal da Bahia.

A instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação sem estar de acordo com as normas brasileiras, não havendo garantia aos alunos de que seus diplomas serão aceitos no Brasil.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ajuizou ação civil pública contra a American World University (AWU) por promover cursos de graduação e pós-graduação sem autorização de funcionamento perante o Ministério da Educação (MEC). Com a liminar, o MPF busca que a universidade deixe de realizar matrículas, receber pagamentos, fazer propaganda ou realizar qualquer conduta sob pena de multa diária de 5 mil reais.

Segundo o procurador Regional dos Direitos do Cidadão Leandro Nunes, embora a instituição alegue que não está juridicamente instalada em solo nacional, através da análise dos fatos e da legislação é possível concluir que se trata de uma instituição subordinada às leis brasileiras. “A AWU, por meio do seu sítio eletrônico, veicula a prestação de diversos serviços educacionais de pós-graduação, mestrado, doutorado e até pós-doutorado, levando aos cidadãos brasileiros a falsa ideia de obtenção de um diploma que será reconhecido no seu país de origem”, ressalta o procurador.

A AWU já teve suas atividades suspensas no Espírito Santo por determinação da Justiça Federal, entretanto, a decisão ficou limitada àquele estado. Por esse motivo, o MPF/BA busca decisão semelhante para o estado da Bahia. Até o momento, o MPF constatou lesão a um aluno baiano que cursou graduação em Direito na AWU, na modalidade ensino à distância (EAD), e não conseguiu a validação do seu diploma.

O MPF requer, ainda, que ao final do processo a AWU seja condenada a paralisar suas atividades em definitivo no estado da Bahia, a restituir todos os valores pagos pelos alunos baianos e a pagar 500 mil reais por dano moral coletivo, entres outros pedidos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading