Feira de Santana: Inquéritos do Ministério Público levam prefeito José Ronaldo a adotar mudanças

Após inúmeras críticas feitas pelo Jornal Grande Bahia (JGB) com relação a atuação do Ministério Público Estadual (MPBA) no que concerne a fiscalização e aplicação da legislação federal no âmbito da administração pública municipal, mudanças da gestão pública emergem.

Ontem (17/02/201), o prefeito José Ronaldo de Carvalho encaminhou projeto à Câmara Municipal de Feira de Santana, para que a mesma proceda a substituição do nome ‘Complexo Viário José Ronaldo de Carvalho’ para ‘Complexo Viário Miraldo Gomes’.

A medida foi motivada por procedimento instaurado em 15 de outubro de 2013, pelo MP. Na peça processual de nº 596.0.159832/2013, o Ministério Público requer que o município observe a “constitucional-legal (art. 37 da CF/88, o art. 21 da Constituição da Bahia e a Lei Federal nº 6.454/77) na dação do nome do Complexo Viário Prefeito José Ronaldo de Carvalho.”.

JGB e a defesa da sociedade

Em 1º de janeiro de 2013, O Jornal Grande Bahia  publicou matéria com título ‘Em Feira de Santana, silêncio do Ministério Público com relação ao viaduto que leva o nome de José Ronaldo é uma vergonha para a instituição’. Oportunidade em que argumentava a inconstitucionalidade da medida e cobrava uma ação efetiva do MP. Um ano após, a entidade conseguiu reverter a inconstitucionalidade praticada pela prefeitura e pela Câmara de Feira de Santana.

MP e a tímida atuação

Ocorre que a ação do MP acontece de forma tímida, e incompleta. Porque não se trata apenas do nome do atual prefeito em patrimônio público, mas do nome de inúmeras pessoas, a maioria ligadas a liderança de José Ronaldo, nomeando patrimônio público. A sociedade espera que o MP amplie o inquérito e peça uma revisão completa sobre a aplicação da CF/1988 e sobre a Lei 6.454/1977, por parte da prefeitura e da câmara municipal. Para que práticas que lesem o princípio republicano da impessoalidade e do respeito às Leis, sejam debeladas. Tornando o imperativo da Lei, um valor absoluto na sociedade feirense.

Mais inquéritos

A 21ª Promotoria de Justiça de Feira De Santana dá sinais de que pretende avançar nas ações que objetivem o aprimoramento da atuação pública em Feira de Santana. Neste sentido, instaurou dois inquéritos. O primeiro, no âmbito da ‘Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa’, de nº 596.0.23161/2014, instaurado em 5 de fevereiro de 2014, busca apurar “supostas irregularidades na Licitação 106/2013 da Prefeitura Municipal de Feira de Santana [PMFS], cujo objetivo é a contratação de empresa especializada na implantação de equipamentos eletrônicos e sistemas para controle, gerenciamento e modernização do trânsito.”.

O segundo inquérito, de nº 596.0.22774/2014, também ocorre no âmbito da ‘Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa’, e também foi instaurado em 5 de fevereiro de 2014. O inquérito é motivado por denúncia da empresa Splice Industria, Comércio e Serviços LTDA. e objetiva investigar a “contratação ilegal do servidor aposentado Constantino Portugal dos Santos em troca de apoio político com infringência do art. 10, inciso XIII da Lei 8429/92”. A PMFS e Constantino Portugal são investigados, pelo MP.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading