
A tradição do Terno das Almas anuncia que está por chegar chegado o grande momento de reflexão para os católicos: a Semana Santa. Durante a Quaresma, mulheres do município de Mucugê reuniram-se para cumprir a obrigação de rezar pelos mortos e ir às ruas do município da Chapada Diamantina. Agora, são esperados três mil turistas na cidade para acompanhar as demonstrações de fé do povo de Mucugê durante a Semana Santa, de acordo com a secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Mucugê, Aline Machado.
Na Quinta-feira (17/04/2014), parte da Via Sacra será encenada, com o encontro de Maria e o corpo do Senhor Morto, na Praça Coronel Propércio, no Centro, às 19h.A imagem da mãe de Jesus será levada até o local por mulheres que sairão da Igreja do Rosário. Já o Senhor Morto será carregado somente por homens a partir da Igreja Matriz. Depois do encontro das imagens e da encenação, que emociona baianos e turistas, será realizada, na Matriz, a missa do Lava Pés, que simboliza a despedida de Cristo diante dos discípulos.
Já no feriado da Sexta-feira da Paixão (18/04), famílias inteiras costumam subir os morros de Mucugê, como forma de penitência, até atingir o cruzeiro, onde rezam e fazem pedidos no dia em que é lembrada a morte de Jesus. De lá, se tem uma vista privilegiada da cidade.
Já no Sábado de Aleluia (19/04), moradores e turistas de Mucugê reúnem-se no centro da cidade para a Queima de Judas. O boneco que simboliza o apóstolo que entregou Jesus Cristo aos romanos é colocado na Praça dos Garimpeiros, onde é feita a leitura do testamento, escrito com muito humor, incluindo o nome de pessoas conhecidas. A queima do Judas é seguida de festa com bandas locais ainda não confirmadas.
Os visitantes que estiverem na cidade durante o feriadão também terão a oportunidade de aproveitar seus atrativos naturais e culturais. Boa pedida é fazer um city tour pela cidade e visitar o Projeto Sempre Viva e fazer as pequenas trilhas que levam até as cachoeiras de Tiburtino e da Piabinha. Outras opções também são as quedas d’água Três Barras e Córrego de Pedras, além do Cemitério Bizantino, construção do século XIX, único de sua categoria no Brasil e tombado como patrimônio histórico.
Serviço
Para informações turísticas de Mucugê consulte http://www.bahia.com.br ou ligue Disque Bahia Turismo: (71) 3103-3103.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




