Eleições 2014 – Bahia: Leur Lomanto Jr. diz que resposta a coação do governo virá das urnas

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), condenou a interferência ameaçadora do governo, na última votação, ocorrida na Assembleia Legislativa da Bahia, para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Deputados do governo teriam sido obrigados a fotografarem o voto secreto, como forma de comprovar o voto no candidato, deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), que concorria ao cargo com o deputado estadual, Carlos Gaban (DEM).

Segundo Leur, tal fato mostrou o desespero do governo que na primeira votação viu o seu indicado ser derrotado por Gaban por 28 a 27. Uma nova eleição precisou ser realizada, já que seriam necessários regimentalmente 32 votos.

“Ficamos perplexos com o absurdo praticado pelo governo de coagir os deputados da bancada governista a fotografarem o voto que é secreto. O que ocorreu foi uma clara violação ao sigilo, um atentado a nossa democracia, que dá liberdade para que as pessoas exerçam a sua escolha. Infelizmente, no final eles ganharam na pressão. Mas, as repostas contra situações como essas virão das urnas em 05 de outubro, quando a maioria dos baianos dará adeus a essa forma de fazer política com intimidação”, disse.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading