Muito embora a cidade de Barreiras seja tropical em tudo – inclusive no calor humano-, a prestação jurisdicional ao seu povo, face a distância entre o município e a nossa capital, era obscura e precária. O sol da justiça ainda não brilhara em seu território e nas comarcas circunvizinhas. Foi preciso o atual presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, apresentar um anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa criando a Câmara Especial do Extremo Oeste Baiano e as Varas dos Juízes de Segundo Grau para que isso acontecesse.
Esse anteprojeto se tornou lei, que, por coincidência do destino, foi promulgada por ele próprio, quando substituiu, interinamente, o governador da Bahia. Daí o seu nome: Lei Eserval Rocha, que identifica a sua própria criação. Depois de muitas lutas, incompreensões, resistências contra a Bahia e transposição de obstáculos, a Câmara do Oeste foi finalmente consolidada no dia 31 do mês de agosto de 2015, numa festa que contou, precipuamente, com o povo da região. Entusiasmado e reconhecido, o povo agradeceu ao presidente Eserval Rocha o esforço dispendido na concretização da descentralização da justiça baiana, marco histórico de sua administração.
A cidade de Barreiras, cortada pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, é o décimo segundo município mais populoso da Bahia, centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, turístico e cultural da região agrícola do nordeste. Nesse contexto de cidade polo regional, o município vem se destacando como um centro pujante de desenvolvimento, inclusive no raking dos municípios quanto ao seu IDH-M (Índice de desenvolvimento Humano dos Municípios), ocupando o décimo terceiro lugar, estando atrás, apenas, de Salvador e Lauro de Freitas.
A região onde Barreiras está localizada já pertenceu a Pernambuco até meados de 1824, quando D. Pedro I, em represália aos separatistas da Confederação do Equador, incorporou a região à Bahia. Atualmente, este importante centro conta com o seu Tribunal Regional para atender às 26 comarcas adjacentes, com uma população de quase um milhão de habitantes e mais de 2000 advogados.
Na mesma ocasião foram inauguradas a Primeira Vara Regional de Conflito Agrário e Meio Ambiente, atendendo a uma antiga reivindicação da região, além de mais uma Vara Criminal e uma da Infância e Juventude. No mesmo dia foram inauguradas a Turma Criminal da Câmara do Oeste e as obras de reforma do Fórum Tarcílio Vieira de Melo.
O primeiro presidente da Câmara do Oeste foi o desembargador Clésio Rômulo Carrilho Rosa, cuja contribuição para a sua consolidação é reconhecida por todos. Em seguida veio o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, que o substituiu por ocasião de sua aposentadoria. O desembargador Baltazar Miranda Saraiva, eleito pelos seus pares para presidir a Câmara que ele tanto ajudou a criar, registrou esse momento histórico como um marco em sua vida de magistrado.
Se a democracia é um princípio para a constituição de um Estado Nacional, maior razão existe para estender esse princípio ao Poder Judiciário, que é um poder essencial para um Estado Democrático de Direito. Segundo Mongin, em “as fronteiras da filosofia”, somente é possível compreender a justiça como um sistema de partilha, de divisão e de concepção distributiva da sociedade. Se assim é no campo da prestação jurisdicional, assim também o é no espaço material que lhe serve de suporte para a outorga dessas prestações. Daí o empenho do presidente Eserval Rocha na descentralização da Justiça para distribuir o direito no vasto território baiano. As Câmaras Regionais vieram para ficar. A emenda constitucional 45/2004 assim permitiu, bem como os magistrados, que vêm nesta oportunidade uma maneira de dar ao povo o que de melhor a justiça baiana pode oferecer.
**Luiz Holanda é advogado, professor universitário e conselheiro do Tribunal de Ética da OAB/BA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




