
Mais de cinquenta faculdades de direito espalhadas pelo estado e apenas um curso de mestrado e dois de doutorado disponíveis em toda a Bahia. Este é quadro precário do ensino jurídico, um dos temas debatidos na tarde desta segunda-feira (14/09/2015), no auditório do Salvador Trade Center (Salvador), durante o encontro ” Professores Advogados em Movimento: Discutindo o Ensino Jurídico e a Advocacia Baiana”.
O evento reuniu dezenas de professores de direito e profissionais militantes, com o objetivo de definir ações efetivas não só de melhoria do ensino jurídico no estado, mas de valorização dos professores, principalmente, àqueles em início de carreira.
“Essa é uma demanda tão grande que em apenas um dia tivemos a adesão de mais de cem professores, todos dispostos a discutir o tema e construir uma plataforma de projetos que se concretize nos próximos anos”, afirmou o presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, advogado e professor, Carlos Rátis.
Sobre a aceitação da classe à sua candidatura à presidência da Seccional Baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, o ex interventor do Bahia afirmou que é de fundamental importância para a formulação de um novo projeto para o órgão.
“Com o auxílio destes mestres será muito mais fácil planejar uma gestão participativa, com ações efetivas que colaborem para a formação de profissionais completos e capazes de atender às necessidades da sociedade, além de firmar a luta da valorização desta classe que tem jornada dupla e deve ser reconhecida”, disse.
O papel da OAB-BA na fiscalização do ensino oferecido pelas faculdades também foi discutido no encontro. “Fui coordenadora de curso de direito em algumas faculdades e costumava receber a visita de representantes da Comissão de Fiscalização do Ensino Jurídico da OAB que analisava a atualização das bibliotecas, a titulação dos professores, se os direitos trabalhistas eram respeitados e o índice de aprovação no exame da Ordem, entre outras avaliações. Infelizmente hoje isso não existe mais”, lamentou a professora da Universidade Católica do Salvador e advogada Claudia Viana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




