
Foi aprovada nesta terça-feira (03/11/2015), na Câmara Municipal de Feira de Santana, por unanimidade dos vereadores, a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município que determina a permanência do número de 21 vereadores na Casa. De acordo com essa emenda, muda-se a redação do artigo 42 que aumentava o número de vereadores de 21 para 23. Portanto, a próxima legislatura continuará com o mesma quantidade de parlamentares.
A proposta para o aumento é de autoria do ex-vereador Ângelo Almeida que na época fazia parte do Partido dos Trabalhadores (PT) e hoje está no Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Menos representatividade
Observa-se que, com a decisão, os edis diminuíram a possibilidade de novas forças políticas e novos partidos assumirem mandatos. Limitando ao conjunto dos 21 vereadores a representatividade de uma comunidade formada por 600 mil habitantes.
O número de habitantes do município de Feira de Santana possibilitaria a ampliação para até 25 vereadores. Mas, com a decisão, o próximo gestor terá que discutir e negociar com um número menor de representantes. O que facilita a imposição da vontade de quem está no Poder Executivo.
Observa-se que com o número menor de vereadores, a atual gestão pôde aprovar aumento de impostos e taxas, criar novas taxas, além de aprovar, sem questionamentos, projetos que deveriam ter passado por amplo debate.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




