Quitéria e o Bando de Cleonice, uma obra de Alberto Peixoto

A saga da heroína feirense Maria Quitéria na Guerra da Independência da Bahia é contada na nova obra do escritor feirense Alberto Peixoto. O livro “Quitéria e o Bando de Cleonice” é resultado de uma ampla pesquisa histórica feita pelo próprio autor durante três anos. A história tem resquícios fictícios que se confundem com a realidade, proporcionando ao leitor uma verdadeira viagem no tempo.

No enredo criado por Peixoto, Maria Quitéria e Cleonice – uma negra fugida que lidera um bando de saqueadores – lutam juntas na Guerra da Independência. Quitéria de forma oficial, após alistar-se nas Forças Armadas usando a identidade de homem. E Cleonice de maneira “clandestina”, entrando no combate contra os portugueses pelo simples e puro sentimento de amor a pátria.

Através de sua narrativa, Peixoto consegue levar o leitor aos cenários perfeitamente detalhados da Feira de Santana do século XIX. Utensílios domésticos, vestimentas e outros objetos da época compõem a história de forma bastante natural. A característica linguística do período colonial, marcada pela forte influência dos portugueses, dos negros escravos, e da falta de escolaridade, é outro aspecto evidenciado perfeitamente na obra.

O contexto social é bastante presente em situações que mostram singularidades do coronelismo na época, desde a questão política entre fazendeiros e comerciantes, à relação dos coronéis com seus escravos e “escravas-amantes”. Em sua quinta obra, Peixoto consegue estabelecer uma linha tênue entre ficção e realidade, um dos aspectos mais difíceis de serem alcançados dentro de um processo criativo. E demonstra uma maturidade literária que o consolida como um dos principais escritores baianos na atualidade.

Lançamento

O livro “Quitéria e o Bando de Cleonice” será lançado no dia 26 de novembro, no Hotel Fazenda Amoras, em Santo Antônio de Jesus. Na oportunidade o autor receberá das mãos da atriz Aline Riscado, a “Verão” da Itaipava, o prêmio Fama de melhor escritor do recôncavo baiano pelo sétimo ano consecutivo. Em Feira de Santana será na Cidade da Cultura no dia 10 de dezembro às 20 horas.

Apois

O livro é apoiado pelo programa de incentivo municipal da Prefeitura de Feira de Santana Pró-Cultura/Esporte, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Egberto Tavares Costa, tendo com patrocinadores oficiais o hospital EMEC e o laboratório Pró-Diagnóstico.

Além desses parceiros, o livro também possui apoio da Comercial Coroa, Petty Modas, Cliori, Jornal Fama e da Produtora Cultural Aloma Galeano: Produção Cultural e Eventos.

*Por Ordachson Gonçalves.

Prêmio Fama: Quitéria e o Bando de Cleonice: ficção e realidade se misturam na saga da heroína feirense.
Prêmio Fama: Quitéria e o Bando de Cleonice: ficção e realidade se misturam na saga da heroína feirense.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading