Feira de Santana: combate ao trabalho infantil vai às feiras livres

Prefeitura realiza combate ao trabalho infantil no Centro de Abastecimento de Feira de Santana.
Prefeitura realiza combate ao trabalho infantil no Centro de Abastecimento de Feira de Santana.

Marcando as comemorações pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) promove ações de conscientização da população feirense sobre a problemática. Nos dias 11 e 12 de junho de 2017, agentes do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) e conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes estarão atuando nas feiras livres da cidade.

As ações terão como alvos as feiras livres da Estação Nova e da Cidade Nova, na manhã do dia 11, um domingo, e o Centro de Abastecimento, na manhã do dia 12, uma segunda-feira. Nestes locais serão distribuídos panfletos educativos e promovida a conscientização das pessoas que frequentam o local.

A coordenadora do PETI, Moema Franco Pedreira, explica sobre a escolha do local para realização da campanha. “Existem denúncias de crianças trabalhando como carregadoras ou vendendo alguma coisa nestas feiras livres ou Centro de Abastecimento”, relata.

Moema avalia que o problema envolve toda a sociedade e que é justamente por isso que é necessária a conscientização da comunidade. “Pretendemos conscientizar as pessoas que frequentam estes locais a não utilizarem o serviço de carregadores de feiras realizado por crianças e nem mesmo comprarem nada nas mãos delas”, afirmou.

Os problemas provocados pelo trabalho infantil, conforme a coordenadora do PETI, trazem consequências a longo prazo. “As crianças têm direito a brincar e estudar. E o trabalho infantil interrompe precocemente todo este ciclo e termina gerando adultos desqualificados para o mercado de trabalho porque não tiveram oportunidade de estudar e se desenvolver dentro das etapas da vida”, frisou.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo