
Durante sessão desta terça-feira (22/08/2017), a Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos (CMSG) rejeitou, por 12 votos a 1, as contas da gestão 2015 do ex-prefeito Antônio Dessa Cardozo (Furão). Na oportunidade, os vereadores debateram e aprovaram Projeto de Decreto Legislativo 004/2017, oriundo da Comissão de Finanças e Orçamento, relatado por Antonio Saturnino dos Santos (PSD), que recomendava a rejeição das contas do Poder Executivo Municipal
Ao comentar sobre o Decreto Legislativo, o vereador Antonio Saturnino afirmou que ele acompanhava o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), cuja recomendação era pela rejeição da prestação de contas, em decorrência das graves inconsistências nas informações de gastos da administração do ex-prefeito Furão, referente ao ano de 2015.
Crítica
Durante os debates, o vereador André da Silva Oliveira (PTC) apresentou a mais contundente crítica à gestão do ex-prefeito Furão, citando o abandono de equipamentos e serviços, a exemplo do hospital municipal e dos postos saúde, no período em que o alcaide geriu o município.
André Silva lamentou o fato do ex-prefeito ter prejudicado a população, enquanto apresentava significativo enriquecimento financeiro e patrimonial, com a compra de bens móveis e imóveis, a exemplo da compra de veículos de luxo da marca BMW.
Voto contra
Único a rejeitar a aprovação do Decreto Legislativo 004/2017 e o relatório do TCM, o vereador Gilson Ferreira Cazumbá (PPS) expressou que votava a favor da aprovação das contas do ex-prefeito porque foi lançando pelo TCM, no parecer, débito de cerca de R$ 4 mil, referente ao período em que ele, Gilson Cazumbá, exerceu a presidência do legislativo, de 2013 a 2014. Débito que, segundo o vereador, foi pago ao tesouro municipal e não foi contabilizado pelo TCM.
Gilson Cazumbá destacou que o voto pela aprovação das contas não era uma defesa da gestão do ex-prefeito Furão. Mas, era uma forma de protesto em decorrência do erro do TCM.
O edil prometeu ingressar contra o Estado e o Município com a finalidade de ver o erro corrigido e os danos à imagem reparados.
Segurança
Após a votação, o presidente da Câmara Municipal, Josué de Oliveira (Joca, PSDC), comentou que as gravidades apontadas pela Comissão de Finanças e no parecer do TCM concederam segurança aos edis para que as contas de 2015 da gestão do ex-prefeito Furão fossem rejeitas. Ele destacou, também, o fato de membros da comunidade — após tomarem conhecimento do parecer do TCM — expressarem o desejo de ver as contas de 2015 rejeitadas.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




